INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
SAÚDE DA MULHER

Grávidas não devem viajar para áreas afetadas por zika vírus, reforça OMS
 
Algumas grávidas que foram infectadas pelo zika vírus tiveram bebês com microcefalia
NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO
Algumas grávidas que foram infectadas pelo zika vírus tiveram bebês com microcefalia

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse nesta terça-feira (8) que há cada vez mais evidências que apontam para uma associação entre a infecção pelo zika vírus e casos de malformação congênita e síndromes neurológicas registrados no Brasil e outros países da América Latina.

Em Genebra, Margaret Chan ressaltou que, até o momento, casos de microcefalia, possivelmente associados à infecção pelo vírus em gestantes, foram identificados apenas no Brasil e na Polinésia Francesa. Segundo a diretora-geral, dados ainda não detalhados indicam que o mesmo quadro pode se repetir na Colômbia, onde o surto de zika começou um pouco depois do Brasil.

Informações reunidas pela OMS indicam que pelo menos 31 países na América Latina e na região do Caribe registraram transmissão autóctone (quando as infecções são contraídas localmente) do vírus. Margaret reforçou que grávidas em todo o mundo devem ser orientadas a não visitar áreas onde há surto de zika.

Cinco semanas após o primeiro encontro, especialistas que integram o comitê emergencial convocado pela OMS, para tratar da epidemia de zika, se reuniram nesta terça-feira com a tarefa de revisar dados e analisar a possível ligação entre a infecção e o aumento de casos de malformação congênita e síndromes neurológicas.

Há pouco mais de um mês, o comitê decidiu declarar emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo vírus identificados em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros de microcefalia.

 

 

 

 

 

Fonte: (Último Segundo)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail