
Sempre falamos aqui sobre “vida saudável” ou “hábitos de vida saudáveis”, mas vocês sabem o que isso significa?
Viver saudável inclui diversos aspectos relacionados ao modo como vivemos, assim como ter um corpo saudável.
Nem sempre é possível evitar problemas, se estressar, ficar ansioso. Essas coisas acontecem! Mas se conseguirmos manter um estilo de vida saudável, isso certamente irá ajudar a lidar melhor com a correria do dia-a-dia!

A falta de atividade física associada a maus hábitos de vida, como alimentação inadequada, estresse, tabagismo, dentre outros, é o caminho mais rápido para o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças graves.

A atividade física e bons hábitos alimentares estão diretamente relacionados à prevenção de algumas doenças e à melhoria da qualidade de vida.
Por exemplo, correr por 30 minutos, quatro vezes por semana, ajuda a prevenir doenças como pressão alta, infartos, derrames, osteoporose, diabetes e obesidade. 
Estudos no mundo inteiro confirmam que a prática de exercícios físicos representa mais anos de vida. Pessoas que fazem exercícios regularmente, ou seja, quase todos os dias, vivem de dois a três anos a mais, em comparação com aquelas que não praticam nenhuma atividade. 

O que você pode fazer?
- Ativar os músculos com exercícios diários, nem que sejam de relaxamento, é uma importante mudança que você pode fazer sem precisar ir à academia.
- Caminhar com os filhos, andar com o cachorro, preferir usar escadas e não o elevador.
- Dançar e praticar exercícios aeróbicos, tais como caminhada rápida, ginástica, corrida, ciclismo e natação.

- O tempo ideal para obter os benefícios dos exercícios aeróbicos é de no mínimo 30 minutos, quatro vezes por semana.
- Fazer musculação e flexões – sem esquecer do alongamento antes e depois dessas atividades.
- Ter um hobby para lazer, como jardinagem, pintura, yoga, caminhar com o cachorro, etc.

-Evitar passar muito tempo em frente à TV, no computador, tablets, smartphones e afins!
-Se você tem estado inativo por um bom tempo, comece devagar e exercite-se por até 30 minutos por dia, num ritmo que seja confortável. Caso não seja capaz, acumule atividades físicas durante o curso do dia, em sessões de 10 a 15 minutos.
Quanto à alimentação, algumas mudanças já contribuem para que seu organismo funcione de forma mais adequada, sem sofrimento e sem fome:

- Diminua a gordura e sal no preparo de alimentos.
- Beba BASTANTE água.
- Substitua leites e queijos integrais por leite desnatado e queijos magros.
- Coma, sempre que possível, frutas, verduras e legumes.
- Coma mais devagar e mastigue bem os alimentos.
- Faça no mínimo quatro refeições por dia.

Fiquem alertas: Alguns alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar.
Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação. Neste grupo estão incluídos os alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, lingüiças, mortadelas, dentre outros.
Boas escolhas!
Fonte: (Atletas da Madrugada)