INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DOENÇAS

Dengue é ainda mais grave do que Zika vírus

O aumento da preocupação com o Zika vírus acabou tirando o foco de outras epidemias. Segundo especialistas, a dengue é a mais grave doença transmitida pelo Aedes aegypti, com alta mortalidade devido aos casos de dengue hemorrágica. 

Aedes aegypti é transmissor de dengue, chikungunya e do zika vírus / Paulo Whitaker/Reuters

 

Apesar das três mortes ocorridas no Brasil em decorrência do Zika vírus, esta é uma doença mais branda quando comparada à dengue. Apenas em 2016, houve um aumento de quase 50% de casos de dengue, em comparação ao mesmo período do ano passado: foram mais de 73 mil notificações de pacientes infectados no país. 

 

Além da malformação cerebral de bebês em gestação, outros efeitos do Zika vírus ainda estão sendo pesquisados. Ainda não há testes rápidos disponíveis para a maioria da população, como já acontece com a dengue. 

 

São vários os sintomas que podem dar pistas aos médicos para suspeitas das doenças. No caso do Zika vírus, os sinais aparecem em apenas 20% dos infectados, sendo eles: manchas pelo corpo, febre baixa ou ausente e conjuntivite (olhos vermelhos). Já na dengue, as manchas pelo corpo podem não aparecer, a febre é elevada e persistente e a dor de cabeça é um fator marcante.

 

Assista à reportagem no Jornal da Band:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Band)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail