O verão dá um chega pra lá naquela preguiça de se exercitar. Para manter o corpo em forma na praia e piscina, todo mundo bate cartão diariamente na academia. O único problema disso é que os cabelos podem ser prejudicados se não forem observados cuidados. Veja quais a seguir:

Suor pode danificar os fios?
Apesar de ser pouco, o sal do suor em excesso pode sim deixar os fios ressecados e quebradiços. Outro vilão que o suor libera a gordura do couro cabeludo, que quando não lavado após o exercício causa um acúmulo de resíduos. A dica da vez: sempre lave os fios após a malhação!
“Para lavagem diária o ideal são os xampus suaves e neutros. E sempre enxaguar bem, isso é muito importante! Mas a característica do xampu pode variar de acordo com o tipo de cabelo. Os cabelos muito oleosos podem precisar de xampus específicos. O que é contraindicado é usar os xampus antirresíduos regularmente. A lavagem diária exige atenção ao ressecamento das pontas, principalmente porque a gordura produzida pelo couro cabeludo que tem função de lubrificar os fios, não consegue chegar até as pontas para protegê-las, que acabam por perder o brilho e a maciez. Por isso, o leave in se faz necessário: ele repõe os óleos necessários para a emoliência dos cabelos.”, dá a dica Daniela Leal, médica e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Detox Capilar elimina resíduos
O Detox Capilar é o hit do momento, e aposta para quem quer cabelos saudáveis, cheios de brilho e um couro cabeludo sempre limpo. E na hora de tirar os resíduos pós-treino não é diferente: “O detox capilar é um excelente recurso que, além de retirar o sal, retira também outro resíduos, como químicas, oleosidade, detritos de poluição e cloro, entre outros.”, indica Wellington Charlinton, do Walter’s Coiffeur.
Quais os outros vilões para os fios na academia?
É unânime, a forma como você prende os fios, pode danificá-los e muito! “Prender faz uma tração na raiz, o que pode prejudicar o crescimento dos fios e arrebentá-los. Se os cabelos estiverem molhados, além de dar a tração, pode causar proliferação de fungos nos fios e no couro cabeludo”, alerta Wellington. Então, fuja de elásticos muito apertados, ou materiais que possam enroscar nos fios.
Outra dica bacana é manter os fios sempre hidratados. “Passar um óleo nos fios para proteger, como o óleo de argan, de coco e de abacate. Lembrando que é fundamental que o óleo escolhido seja natural, os chamados óleos essenciais.”, conta a terapeuta capilar Renata Fraga.
Mito contra lavagem diária
Neste ponto, Renata é enfática: “O cabelo deve ser lavado todos os dias. Dizer o contrário é mito. Quanto mais ele ficar limpo, brilhante e cheiroso é melhor para o fio e para o couro cabeludo.”
Dicas anotadas? Confira na nossa galeria outras formas de deixar os cabelos lindos depois da malhação.
Por: Catarina Novaes
Fotos: Getty Images
Fonte: (Beleza Tresemmé)