Você gosta de leite? O alimento é uma ótima fonte de cálcio e há estudos que afirmam que ele pode ajudar a emagrecer. Claro que, desde que tomado na dose certa. Para os não tem nenhuma restrição, como alergia e intolerância à lactose (açúcar presente no leite), são recomendadas três doses por dia. Porém, para algumas pessoas, a bebida pode desencadear a enxaqueca.
A Sociedade Brasileira de Cefaleia inclui o leite e seus derivados como alimentos que desencadeiam a enxaqueca (dor latejante na cabeça). Porém, uma vez, eu (Vanessa) entrevistei o neurologista André Felício, membro da Academia Brasileira de Neurologia, e ele me disse que nem todas as pessoas que sofrem com esse mal precisam deixar de consumir o leite.
— Os alimentos de modo geral que desencadeiam crises em alguns pacientes, não desencadeiam em outros. A recomendação geral é para se evitar consumo do leite para quem tem a doença, mas nem sempre isso vale para todas as pessoas. Embora esta seja uma área bastante interesse, ainda é pouco explorada. Carece de várias informações.
O ideal é que a pessoa que sofre de enxaqueca faça uma avaliação para saber o que pode ou não fazer para evitar que a dor apareça. Caso o leite ou seus derivados, como os queijos cheddar e outros amarelos sejam o problema, é ideal procurar um nutricionista ou nutrólogo para encontrar substitutos na dieta.
Saiba que não podemos rotular o leite como algo bom ou ruim para o organismo. Tudo depende da quantidade que é consumido e da disposição genética da pessoa.
Fonte: (R7)