
Eu (Fabi) ainda não sou mamãe, mas tenho várias amigas que já realizaram este sonho e 100% delas reclamaram do desconforto para dormir, especialmente no último trimestre da gestação. Nas noites típicas de verão, elas me disseram que o incômodo tende a piorar. Mas, será que existem maneiras de melhorar a noite de sono das grávidas? A ginecologista e obstetra Daniela Maeyama, do Hospital e Maternidade São Luiz unidade Itaim, garante que sim. Quer saber como? Leia as dicas e coloque-as em prática agora mesmo.
Enquanto no início da gestação a mulher costuma ter mais sono devido às alterações hormonais, no final da gravidez a mamãe tende a ter mais dificuldade para dormir, certo? Um dos fatores que costumam atrapalhar o sono da gestante é a vontade de ir ao banheiro durante a noite. Neste caso, a dica da médica é consumir mais líquidos pela manhã e menos à noite.
No entanto, vale lembrar que com o aumento do útero, a bexiga é pressionada, fazendo com que a mulher urine mais vezes do que o comum. Isso significa que mesmo diminuindo o consumo de líquidos à noite, não há garantia de que você elimine de vez as idas ao banheiro durante o período noturno, ok? Mas vale testar!
Outra dificuldade relatada pelas minhas amigas é a posição na cama. Segundo a médica, a posição mais adequada é deitar do lado esquerdo, pois “costuma ser a mais confortável para a circulação fetal e retorno venoso”. Outra dica é elevar a cabeceira da cama e colocar um travesseiro entre as pernas e nas laterais para apoiar a barriga.
— Não existe uma regra e não há problema escolher outra posição. O importante é que a gestante durma como se sentir mais confortável.
A alimentação da gestante é outro detalhe importante que pode fazer a diferença. Como na gravidez o sistema digestivo fica mais lento e, com o aumento do útero, o estômago também é pressionado, as mulheres costumam ter a sensação de inchaço gástrico. Por isso, evite comer alimentos gordurosos e pesados no período da noite. A médica também aconselha eliminar o consumo em grandes quantidades de bebidas com cafeína, como café, chá preto e refrigerantes, pois podem afetar a qualidade do sono.
Sobre o calorão não tem jeito. Em dias muito quentes, a gestante tem que recorrer ao ventilador, climatizador ou ar-condicionado. Equilibrar a temperatura do ambiente vai te ajudar a dormir melhor.
E você, tem alguma dica para as futuras mamães dormirem bem à noite? Compartilhe com a gente por meio dos comentários.
Fonte: (R7)