Oficialmente, o verão só começa no dia 22 de dezembro. Mas ninguém precisa esperar a data pra tirar os biquínis e maiôs do closet. Até porque o calorão já está por aí faz tempo. Só é preciso tomar alguns cuidados para que os cabelos resistam bem à temporada sob o sol nas praias e piscinas.

Tão comum no verão, o combo formado pelo sol, água do mar, cloro, areia e vento agride os cabelos, diminuindo a sua proteção natural, o chamado manto hidrolipídico. Além disso, a cutícula – camada externa dos fios – fica mais frágil.
“O componente principal dos cabelos é a queratina, cuja estrutura é formada por cerca de 20 aminoácidos. Como conseqüência da exposição no verão, há um aumento da perda de água dos cabelos, resultando em cabelos ressecados, quebradiços e com pontas duplas”, explica a dermatologista Dra. Carla Albuquerque, de São Paulo e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Filtro solar neles!
No verão os cabelos tendem a ficar mais ressecados e desidratados. As cutículas mais abertas e com isso os cabelos ficam sem brilho e ásperos. A aposta é: proteção!
VEJA TAMBÉM: COMO CUIDAR DOS CABELOS LOIROS NO VERÃO
“Assim como a pele os cabelos também queimam com o sol mesmo com proteção solar, os produtos indicados são leave-ins com proteção UVB e UVA. Os cabelos coloridos são afetados com UVA, o que resulta na descoloração prematura da cor. Depois de um período indicado pelo fabricante reaplique sempre o produto para uma proteção melhor”, ensina a hairstylist, Gizélia Amaral.
Abuse das Máscaras Hidratantes
Segundo a dermatologista Carla, as máscaras hidratantes, principal item na recuperação dos fios, devem conter ativos chaves para ficarmos sempre lindas. Por isso anote ai:
– Manteiga de karité: composta por uma mistura de ácidos graxos, tocoferóis e ácido cinâmico, possui várias propriedades emolientes, antioxidantes e até atua como um filtro solar natural, auxiliando na proteção dos fios contra os efeitos nocivos da radiação solar.
– Ceramidas: proteína altamente hidratante, ajuda a selar as cutículas do fio, proporcionando mais resistência.
– Glicerina: é uma substância higroscópica, isto é, retém água na superfície dos fios, melhorando sua hidratação;
– Óleos vegetais: extraídos de frutas ou sementes como uva, abacate ou amêndoas. Torna os fios mais macios e brilhantes.
– Derivados de silicone, como dimeticone, que fazem uma película protetora nos fios.
– Óleo de semente de uva: tem ação hidratante e previne a perda de água.
FIQUE ESPERTA: OS VILÕES DOS CABELOS NO VERÃO
Fashion e bem Cuidado
Apostar em acessórios é tudo-de-bom sob o sol: chapéus, lenços e presilhas são os principais aliados para deixar o visual antenado, e de quebra, proteger os fios.
Arrase no penteado, faça um coque, coloque um chapéu, amarre um lenço envolvendo todo o cabelo. Isso ajuda a evitar o excesso das agressões do ambiente.
E atenção quando for entrar no mar: nada de cabelo preso na água salgada. Isso acaba machucando os fios e pode arrebentá-los. Quando sair da água, enxágue os cabelos com água doce, hidrate e faça um coque. Pronto!
No mais, divirta-se, curta cada momento e arrase na selfie com o cabelo sempre incrível e visivelmente bem cuidado!
Por: Catarina Novaes/Fotos: iStock
Fonte: (Beleza Tresemmé)