Agora que as semanas de moda noiva mais famosas acabaram, conseguimos analisar os desfiles com um olhar criterioso para descobrir o que vem com força em 2016. Aqui, com exclusividade, estão as tendências que vão bombar em vestido de noiva e que toda mulher elegante precisa saber para se planejar e sonhar.

1. Calças
As queridinhas de todas as editoras de moda, um refresco entre muito tule, apliques e bordados. É unanimemente a tendência mais quente da estação. O terno smoking branco pode ser tão impactante como um vestido de baile, assim como calças skinny bordadas por baixo de saias transparentes. Não faltaram nem macacões.

Da esquerda para a direita: Angel Sanchez, Elizabeth Fillmore, Theia, Ines di Santo (Foto: Divulgação)
2. Caudas
Elas voltaram! Caudas fluidas, longas e leves roubam todos os olhares. É garantia de uma grande entrada – e saída – na cerimônia.

Da esquerda para a direita: Pronovias, Alon Livné, Ines di Santo, Marchesa, Alon Linvé (Foto: Divulgação)
3. Colarinhos
Nesta estação os extremos se encontram na mesma passarela: decotes profundos ou colarinhos comportados na base do pescoço, uma clara influência vitoriana e romântica, consequência das noivas Boho.

Da esquerda para a direita: Anna Maier, Berta Bridal, Hayley Paige, Pronovias (Foto: Divulgação)
4. Cores Nude
Pode chamar como quiser: tons terrosos, tons de pele, nude, blush ou pastel. Esses tons são uma boa opçãopara quem não opta por vestidos brancos. Alguns designers misturaram vários tons em camadas, o que deixa o vestido de noiva com um movimento incrível.

Da esquerda para a direita: Carolina Herrera, Anne Barge, J. Mendel, Hayley Paige, Anne Barge, Inbal Dror (Foto: Divulgação)
5. Cropped Tops
Eles já foram estrelas das passarelas de Spring 2016 e continuam com toda a força, quase sempre acompanhados de saias volumosas. Duas peças em vestidos de noiva tem grande aceitação por sua versatilidade – do formal ao informal, indo do dia à noite.

Da esquerda para a direita: Hayley Paige, Theia, Reem Acra, Reem Acra, Hayley Paige (Foto: Divulgação)
6. Decote Bateau
Clássicos, os decotes bateau formam uma silhueta elegante em qualquer noiva. Eles apareceram em todas as formas: discreta complementando a linha do ombro, em tule ilusion para formar um decote provocante ou com mangas de todas as alturas.

Da esquerda para a direita: Pronovias, Lela Rose, Pronovias, Pronovias, Alon Livné, Reem Acra, Anne Barge (Foto: Divulgação)
7. Decote ombro a ombro
Um descanso para os tomara-que-caia, os decotes ombro a ombro são uma opção sofisticada e modernapara um vestido mais estruturado na parte de cima. Ultra femininos, sexy e ainda assim um clássico, assim como Brigite Bardot!

Da esquerda para a direita: Oleg Cassini, Pronovias, Houghton, Monique Lhuillier (Foto: Divulgação)
Veja também SPFW Inverno 2016 | Desfile Samuel Cirnansck
8. Decote profundo
Quando falamos em decote profundo, queremos dizer profundos mesmo. Lembram do Versace de chiffon verde que J.Lo usou em 2000 e até entrou para o Wikipedia? Pois é, o tule ilusion é um grande aliado nessa hora, mantendo tudo no lugar e ainda criando efeito de V profundo.

Da esquerda para a direita: Theia, Naeem Khan, Reem Acra, Berta Bridal, Carolina Herrera, J. Mendel (Foto: Divulgação)
9. Fendas
A pose de Angelina Jolie com a perna de fora naquela fenda do vestido Atelier Versace que usou no Oscar de 2012 ficou no inconsciente coletivo de todos os designers. E as noivas tem mais essa opção para arrasar no dia da cerimônia.

Da esquerda para a direita: Inbal Dror, Alon Livné, Anna Maier, Alon Livné, Anne Barge, Reem Acra, Inbal Dror (Foto: Divulgação)
10. Flores 3D
Importadas das passarelas de haute couture, o efeito 3D é um recurso que os designers de vestidos de noiva abraçaram com muito carinho. As flores, borboletas ou passarinhos aplicados ao tule e organza dão um toque perfeito de textura e dimensão para qualquer vestido.

Da esquerda para a direita: Lela Rose, Monique Lhuillier, Berta Bridal, Ines di Santo, Marchesa, Naeem Khan, Rivini (Foto: Divulgação)
11. Mangas compridas
Kate Middleton sem querer começou um trend. Vestidos com mangas ¾ ou compridas são o must have da estação por serem bastante versáteis: do sexy ao vintage, elas dão um toque elegante em qualquer estilo de vestido de noiva. Elas apareceram bastante em versões mais delicadas de tule, chiffon e renda.

Da esquerda para a direita: Reem Acra, Alon Livné, Pronovias, Inbal Dror, Monique Lhuillier, Oleg Cassini, Theia (Foto: Divulgação)
12. Penas
Uma marco do outono/inverno 2016 para vestidos de noiva é a fluidez, o aspecto etéreo. Para alcançar esse efeito, os designers usaram a imaginação e as penas entraram na dança. Esvoaçantes e delicadas, os detalhes em penas são impressionantes.

Da esquerda para a direita: Monique Lhuillier, Hayley Paige, Alon Livné, Alon Livné (Foto: Divulgação)
13. Saias duplas
Dois estilos de saia em um só vestido, com o plus de serem destacáveis. Com isso a noiva não precisa se preocupar com o dilema de usar ou não dois vestidos, um para a cerimônia e outro para a festa.

Da esquerda para a direita: Inbal Dror, Berta Bridal, Pronovias, Monique Lhuillier (Foto: Divulgação)
14. Saias mullet
Vistas até agora no fast fashion, as saias mullet migraram para os vestidos de noiva. São perfeitas para um casamento cuja a mulher é chic, mas descolada. Uma forma de deixar seus parentes mais conservadores e amigos descolados contentes com um vestido só.

Da esquerda para a direita: Ines di Santo, Alon Livné, Anne Barge, Monique Lhuillier, Theia, Reem Acra (Foto: Divulgação)
15. Sobreposições
Pode parecer um excesso, mas no final, o resultado de camadas e mais camadas alternadas de tule, renda, bordados, organza e o que mais o designer inventar fica harmonioso, emagrece e dá movimento ao andar, deixando os convidados sempre admirados com tantas texturas diferentes.

Da esquerda para a direita: Berta Bridal, Ines di Santo, Anne Barge, Vera Wang, J. Mendel, Reem Acra, Monique Lhuillier (Foto: Divulgação)
16. Tule ilusion
Aparentemente o tule ilusion veio para ficar. Todos os designers do NY Bridal Week usaram, em maior ou menor extensão. De pequenos detalhes em mangas até uma exposição máxima do corpo da modelo, reinou absoluto nas passarelas dessa estação.

Da esquerda para a direita: Reem Acra, Theia, Lazaro, Vera Wang, Alon Livné, Ines di Santo (Foto: Divulgação)
17. Vestidos curtos
Uma coleção não estaria completa sem um vestido curto, principalmente depois dos desfiles de prêt-à-porter. Eles são uma excelente sugestão para casamentos no civil, de dia de semana, para quem já não se sente tão mocinha para usar um vestido de princesa, ou ainda para quem está no segundo ou terceiro casamento.

Da esquerda para a direita: Naeem Khan, Angel Sanchez, Lela Rose, Angel Sanchez (Foto: Divulgação)
Fonte: (Revista iCasei)