O verão está chegando e a estação é sempre um estímulo a mais para entrar em forma ou buscar alimentação e hábitos mais saudáveis. Com isso, cada vez mais circulam por aí receitas milagrosas e fórmulas mágicas para alcançar o corpo considerado ideal. E muita coisa que dizem é pura lenda.
A nutróloga Lilian Oppermann, especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), listou e acabou com alguns desses mitos.
Comer pão ou carboidratos à noite engorda?
"O que engorda não é o carboidrato e nem o horário em que é o consumido. O problema está no consumo em excesso e na alimentação desiquilibrada. Portanto, o segredo é a moderação. Mito. Não existe hora para um alimento engordar. As calorias dele são as mesmas o dia todo. O único cuidado que deve ser tomado por quem consome carboidratos à noite é evitar comer o tipo refinado, que promove picos de índice glicêmico e oferecem um risco maior de serem armazenados na forma de gordura. Prefira as versões de carboidratos (pães, massas, arroz) integrais".
Abacate é proibido na dieta. Ovo também!
"O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas, se consumida em quantidade adequada, não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e, sim, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).
"E se a pessoa quiser comer um ovo e reduzir a ingestão de outras fontes de colesterol, ou seja, não comer carnes gordurosas, não ingerir manteiga, então, está autorizado a comê-o. O mais importante não é um alimento ser o salvador ou vilão; o conjunto de todos alimentos ingeridos é que interfere no resultado. Quanto mais variada e equilibrada for a dieta, mais saudável ela será. MITO".
Beber água em jejum emagrece?
|