Existem diversos fatores que causam danos aos cabelos, desde hábitos errados que carregamos ao longo do tempo até fatores externos que nem sempre conseguimos controlar. A poluição é, sem dúvida, um dos maiores vilões da beleza e saúde dos fios e, como não temos muito o que fazer para fugir dela, é preciso redobrar os cuidados e aprender a proteger ao máximo seus cabelos.

Sintomas
Cabelos ressecados, opacos, quebradiços e sem vida são alguns dos resultados indesejados que ocorrem quando os cabelos são expostos à poluição, um inimigo quase invisível.
“As partículas poluentes podem deixar os cabelos mais fracos e quebradiços, isso sem falar no aumento da oxidação e no envelhecimento precoce dos fios”, alerta a hairstylist Adriana Neto, da Esmell Leblon, no Rio de Janeiro.
Prevenção
A poluição potencializa as fragilidades dos cabelos, por isso o melhor é sempre prevenir! “Use finalizadores com proteção solar e, sempre que possível, lave bem os cabelos a fim de remover tudo que eles absorveram durante o dia. Abusar de acessórios como chapéus e lenços também ajuda bastante. Além de criar um estilo próprio, você poupa seu cabelo dessa exposição excessiva”, indica Didier Sé, hairstylist do Salão Marcos Proença.
VEJA TAMBÉM: O QUE COMER E O QUE NÃO COMER PARA TER CABELOS BONITOS
Para o dia a dia
Hidratar com frequência os fios faz com que estejam protegidos. Procure por produtos que selem as cutículas, mantendo assim seus nutrientes preservados. “A hidratação semanal é indicada, e cremes para pentear adequados ao seu tipo de cabelo garantem fios mais saudáveis. Assim como lavagens mais suaves, com xampu neutro ou até sem ele, uma vez por semana”, dá a dica o hairstylist Wilson Eliodorio, Embaixador TRESemmé.
Outra dica bacana é “prender os fios quando sentir que o ar está muito seco e poluído ou se estiver ao ar livre: faça rabos de cavalos e tranças ou use acessórios, como o chapéu. Dessa forma, você diminui a parte exposta e, pelo menos, as áreas presas ficam protegidas”, comenta Adriana, que ainda ressalta: “Mas não adianta fazer apenas isso, é preciso lavar os fios corretamente e hidratá-los”.
Por: Catarina Novaes/Fotos: iStock
Fonte: (Beleza Tresemme)