INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
SAÚDE DA MULHER

Gravidez: As dúvidas mais comuns de realizar exercícios durante a gestação
gravidez

A relação gravidez e exercício ainda é citada com muitos argumentos, contra-argumentos, discussões… ATENÇÃO: Antes de começarmos o post, vale lembrar que é necessário autorização médica e supervisão de um professor de educação física especializado para realizar a atividade física com segurança.

Disto isto, de acordo com o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (ACOG), exercitar pelo menos 30 minutos, na maioria dos dias da semana, pode ajudar mães a sentir-se melhores mentalmente e fisicamente

  • Previne ou, em alguns casos, pode até tratar a diabetes gestacional.
  • Promove tônus muscular, força e resistência.
  • Ajuda a reduzir dores nas costas, prisão de ventre, inchaço.
  • Melhora o humor.
  • Aumenta a energia.
  • Ajuda a dormir melhor.

MITO | A prática de exercícios vai desviar o caminho dos nutrientes para o seu bebê

Pelo contrário, independente do que esteja fazendo os nutrientes serão levados, em primeiro lugar para o bebê.

MITO | Correr fará mal ao bebê

Embora atletas sempre estão “fora da curva” quando falamos de condicionamento físico e mental, há casos de maratonistas que conseguiram realizar as provas grávidas. PORÉM, isto não justifica iniciar um treino de corrida só quando descobriu que está grávida. Se não houver nenhum problema é necessário ter realizado o treinamento de corrida antes da gravidez. Algumas dicas são efetivas: o trote sempre deve ser confortável, mantendo uma frequência cardíaca dentro da zona de conforto (em torno de 140 bpm); a corrida deve ser realizada em terreno plano; os tênis devem ser bem escolhidos, de forma a absorver efetivamente o impacto, além de sempre amarrá-los com segurança; a corrida deve ser realizada após o terceiro mês de gestação com liberação médica.

MITO | Ioga, não ajudará a ficar em forma, durante a gravidez

Como qualquer exercício, a gestante NÃO deve iniciar qualquer modalidade “nova” para sua rotina de treino. Quando estamos grávidas, nosso centro de gravidade muda, e é normal andarmos como pinguins e ficarmos desequilibradas. Com supervisão e evitando algumas posições, o ioga é ótimo para melhorar a consciência corporal da grávida, melhorar o fortalecimento da musculatura profunda, reeducar a respiração e reduzir o estresse.

MITO | Abdominais na gravidez

Lembre-se que tem um bebezinho na sua barriga! Não há necessidade nem segurança em realizar exercícios de abdominais (a não ser funcionais para grávidas) durante a gravidez. Não é hora de fora a estética e sim na saúde.

Escrito por Paola Machado

Paola Machado

Profa. Ma. Paola Machado | Graduada em Educação Física Modalidade em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestre em Ciências da Saúde (foco em Fisiologia do Exercício) pela Unifesp. Certificada em Suplementação Esportiva pela USP. Criadora do Kilorias. CREF: 080213-G/SP.

Instagram: @machado_paola | E-mail: paolamachado@kilorias.com.br

 

 

Fonte: (Kilorias)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail