INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
BEM ESTAR

Praticar exercícios pode reverter estágio de denência

Uma das recomendações médicas mais comuns é a prática regular de exercício físico. Os benefícios de se manter ativo são inúmeros e um novo estudo acaba de revelar mais um: se exercitar quatro vezes por semana pode reverter casos de comprometimento cognitivo leve, que é o estágio inicial de síndromes como Alzheimer e demência.

Pessoas com essa condição apresentam, como principal sintoma, perda de memória incompatível com sua idade. Para entender como os exercícios são capazes de combater doenças mentais, os cientistas contaram com a colaboração de voluntários que tinham comprometimento cognitivo e que tinham idades entre 55 e 89 anos.

Durante a fase de pesquisa de campo, eles foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo fez 45 minutos de exercício físico intenso quatro vezes por semana enquanto o segundo grupo fez apenas alongamentos leves.

Os resultados do estudo revelaram um aumento no hipocampo (parte do cérebro responsável por pensamentos e emoções) após seis meses nos voluntários que participaram das intensas atividades físicas. O fluxo sanguíneo na região também se intensificou e os sintomas da condição foram aliviados, melhorando a capacidade dos participantes de realizarem atividades diárias, fazer planos e realizar multitarefas.

 

Essa é a primeira vez que especialistas encontram evidências de que o exercício físico pode ser usado no tratamento da demência. “Quando pensamos em tratamentos para problemas de memória, precisamos considerar opções que vão além dos remédios. Exercícios têm, cada vez mais, ajudado a diminuir os riscos de demência”, disse James Pickett, chefe de pesquisa no instituto Alzheimer’s Society, ao Daily Mail.

 

Fonte: (Dicas Cidade)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail