INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
BELEZA

Quer fazer a própria maquiagem em casa? Veja dicas de especialista

Já imaginou fazer seus próprios cosméticos e com itens fáceis de serem encontrados no mercado ou até mesmo em casa? Pois fique sabendo que isso é possível, sim! Além de te ajudar a economizar dinheiro com maquiagem, essa também é uma prática considerada sustentável e vegana, porque usa como base apenas frutas e ingredientes minerais. 

Produtos de maquiagem costumam ser caros, mas sempre há as versões baratinhas para a gente não acabar com as esconomias
shutterstock
Produtos de maquiagem costumam ser caros, mas sempre há as versões baratinhas para a gente não acabar com as esconomias

Mas fique calma, ninguém precisa usar gordura de nenhum animal! Os ingredientes que podem ser utilizados como base são argila branca ou araruta em pó. Além desses, os demais itens são complementares: cacau em pó sem açúcar, carvão ativado, canela, amora, beterraba, hibisco desidratado em pó, pó de raiz de alkanet, pó de beterraba, mica em pó, óxidos de ferro em pigmentos variados, gel de aloe vera e manteiga de karité.

Loção hidratante para o rosto na cor branca e utensílios de cozinha como tigela, colher e peneira também podem ajudar a misturar cada um desses produtos para criar os cosméticos. 

Veja como preparar cada um desses cosméticos em casa: 

Batom

Viana diz que é possível fazer um batom com um item: beterraba. "Corte um pequeno pedaço de beterraba e passe nos lábios, se precisar use um cotonete para espalhar. Quanto mais você passar, mais forte ficará a cor", diz.

Ela explica que se você quiser tons variados, existem maneiras de misturar a beterraba com outros ingredientes e, assim, preparar uma receita de cosmético caseiro . "Se quiser um tom mais alaranjado, adicione um pouco de raiz de açafrão e para um tom mais arroxeado, um pouco de extrato ou suco de amora. Para fazer o batom vermelho, a orientação é usar o pó de urucum."

Para preparar,  misture óleo de amêndoas com as sementes, o extrato ou a raiz de açafrão em uma panela em banho-maria. Espere esfriar e coe. Depois misture, esse óleo pronto com a manteiga de cacau, também em banho Maria. Leve na geladeira para esfriar e prontinho! Para tons mais fortes, acrescente a beterraba. Para dar um efeito mais gloss, você pode incluir na mistura um pouco de óleo de coco.

Pó e base líquida

O que varia no caso do pó são os ingredientes para compor as diferentes tonalidades e deixá-lo de acordo com a cor de sua pele. Assim, para os tons mais claros é possível aplicar farinha de araruta ou amido de milho, por exemplo. Já nos cosméticos específicos para pele negra, o ideal é usar pó de cacau orgânico ou canela.

Argila branca, verde, rosa ou marrom, noz-moscada, açafrão ou mica mineral também podem servir como pó e você pode misturar esses ingredientes entre si para que combine com o seu tom de pele. "Tanto as cores quanto as argilas podem ser ajustadas de acordo com a individualidade de cada um", afirma a especialista. 

Já para a base, é preciso misturar o pó citado anteriormente com um creme hidratante na cor branca. "Você pode precisar fazer o seu pó de base um pouco mais escuro, dependendo do tom e do creme que você usar. Também pode adicionar uma pequena quantidade de óxido de zinco para uma plena proteção solar", diz Larissa.

Corretivo

Para fazer o corretivo em casa, utilize óleo de rosa mosqueta puro, amido de milho e cacau em pó orgânico. A sugestão é aplicar uma gota de óleo na área a ser corrigida — em volta dos olhos, do nariz, ou onde mais precisar — e aplicar com um pincel a mistura em pó feita previamente em um tom mais claro que o da sua pele.

Bronzer

Geralmente, o pó bronzeador, também conhecido como "bronzer", é utilizado para dar o toque final na make e, para fazê-lo, o ideal é utilizar óleo de coco com cacau em pó como base, dando um efeito de "pele bronzeada". A receita também leva o pó base que você já fez misturado com cacau em pó, canela, óxidos de ferro ou mica para obter a cor que você deseja. "Se você quiser mais uma cor de contorno sem o efeito brilhante, deixe a mica de fora", explica.

Blush e sombra

Para fazer seu próprio blush e sombra, os ingredientes também podem variar de acordo com a cor desejada. Para a tonalidade marrom, misture amido de milho com pó de cacau sem açúcar. "Esse tom é ideal para peles mais escuras. Utilize um pincel apropriado para passar na maçã do rosto ou nas pálpebras.", recomenda a especialista. 

Para um pó em um tom rosado, a profissional sugere cortar um pequeno pedaço de beterraba e passar com os dedos no rosto. "Você pode retirar o excesso com um pouco de papel higiênico para deixar o tom mais claro", explica.

Da mesma forma, para uma sombra arroxeada é só passar um pouco de extrato de amora nas pálpebras ou até usar como blush se quiser um tom bem mais forte que o da beterraba. Já para cores neutras, como bronze, a ideia é fazer uma mistura de óleo de coco com cacau em pó. 

Delineador e rímel

Os ingredientes utilizados como delineador são carvão vegetal e óleo de coco. Entretanto, antes de tudo, é preciso sovar o carvão até virar um pó bem fino. Depois, guarde o pó em um potinho que tenha em casa e , aos poucos, vá adicionando óleo de coco até formar uma pasta. Para fazer o delineado é só usar um pincel específico. 

Já o rímel é feito com extrato de amora com espirulina. Larissa Viana explica que você encontra esse ingrediente em lojas de produtos naturais e, depois, é só aplicar nos cílios. "Passe o extrato com um cotonete ou com pincel de rímel, após isso e, para um melhor resultado, utilize o curvex", diz. 

Efeitos na pele

A especialista diz que a fixação pode ser a maior diferença entre esses produtos feitos em casa e os cosméticos comprados em lojas de maquiagem. "Os industrializados possuem mais agentes químicos para a fixação, como para longa duração, por exemplo", lembra a dermatologista. Já os produtos caseiros levam a vantagem de conter poucos ou nenhum ingrediente artificial e, ainda segundo Larissa, dão um efeito diferente na pele, mais natural. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Delas)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail