INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ALIMENTAÇÃO

Veja receitas e dicas para turbinar o café da manhã

Se no dia a dia já vale a pena investir em um bom café da manhã para ter energia para o dia, quando se trata de carnaval, isso fica ainda mais essencial. São diversos os bloquinhos que vão para as ruas de Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais logo pela manhã e estar bem alimentado é garantia de energia para pular até se acabar.  

 
 

Com os itens certos, o café da manhã traz energia para a folia e também dá uma mãozinha para se livrar da ressaca

shutterstock
Com os itens certos, o café da manhã traz energia para a folia e também dá uma mãozinha para se livrar da ressaca

Café da manhã para ter mais energia

Para a manhã pré-carnaval, a sugestão da médica inclui frutas, iogurte e castanhas. Você pode ingerir: 

  • 1 copo de limonada 
  • 1 porção de iogurte natural com uma fruta picada (pode usar 4 morango, por exemplo) 
  • 2 colheres de sopa de nuts 
  • 1 pitada de canela 

"Escolhi alimentos ricos em vitamina C (como o limão e o morango, por exemplo), proteína (iogurte) , carboidrato (fruta), gordura boas (nuts) e termogênico ( canela)", detalha Juliana. Essa combinação ajuda a dar energia para folia e ainda contribui para acelerar o metabolismo, sem contar que é uma refeição completa. 

Misturar castanhas ao iogurte é uma boa sugestão para o café da manhã
shutterstock
Misturar castanhas ao iogurte é uma boa sugestão para o café da manhã

Também é possível variar essa sugestão. Segundo a endocrinologista, outra boa fruta que vai bem com o iogurte é a banana. Já para montar a quantidade sugerida de nuts,  Juliana diz que é possível usar: 3 castanhas do pará, ou 4 nozes ou, 1 colher de chá de amendoas. 

E se preferir, também pode já misturar ao iogurte as castanhas, as frutas e a canela.  

Café da manhã para se recuperar da ressaca

Essa ideia pode ser uma aposta para os meados da folia, depois de ter aproveitado muito na noite de sexta e ainda em busca de pique para começar tudo de novo no sábado. Juliana ressalta que o consumo de álcool sempre deve ser moderado, mas é possível contar com a alimentação para se recuperar da ressaca. 

Se esse for o objetivo, invista em: 

  • 1 copo de suco feito com: 1/2 banana congelada, p olpa açaí (sem xarope, sem açúcar) e  200ml de água de coco
  • 2 ovos

Esse suco, segundo Juliana, leva ingredientes que são fontes de carboidrato e também ricos em vitamina do complexo B, magnésio, potássio e antioxidantes. "Esse conjunto de nutrientes ajuda na prevenção dos efeitos do álcool, dando substrato para o fígado detoxificar e combatendo o cansaço", detalha a endocrinologista. 

Ovos mexidos trazem proteína para a primeira refeição do dia
shutterstock
Ovos mexidos trazem proteína para a primeira refeição do dia

Para completar a refeição, os ovos são importantes pois são fonte de proteína, ajudam a dar mais saciedade e também atuam na manutenção muscular. 

Nenhuma das opções indicadas pela especialista leva pão, um item clássico para a primeira refeição do dia. Juliana justifica essa escolha, afirmando que optou por usar alimentos naturais e nada de industrializados. Também são boas ideias para sair um pouco da rotina e ainda ter uma refeição equilibrada. 

Dicas gerais para manter o pique na folia

O café da manhã ajuda, mas ele sozinho não mantém o folião em pé. Por isso, a médica ainda dá mais quatro dicas que vão ajudar a manter o pique nos dias de carnaval. 

  1. Não esqueça de fazer todas as refeições no dia e também não fique muito tempo sem comer 
  2. Com orientação médica, inclua probióticos e enzimas digestivas nas refeições. Isso vai ajudar a manter a imunidade em dia mesmo com todo o esforço da folia e ainda evita aquele desconforto abdominal que pode aparecer quando se sai da rotina alimentar 
  3. Cuidado com as bebidas. Se exagerou um pouco, redobre a atenção com a hidratação e evite consumir itens gordurosos, que podem até agravar as sensações da ressaca. Tente incluir no cardápio itens como  couve, brócolis, couve-flor, além de a bacaxi, limão, chá verde e chá branco gelados.
  4. Controle a vontade de comer doces depois de beber. Juliana lembra que isso pode acontecer porque o excesso de álcool, além de causar  desidratação p ela perda de sais minerais e eletrólitos  com o suor, também  diminui os níveis de glicose no sangue. Com isso, pode ser disparado no corpo um gatilho por doces. Entretanto, aumentar a ingestação de guloseimas e alimentos mais calóricos não faz nada bem. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Delas)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail