INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ALIMENTAÇÃO

Suco de maracujá dá sono mesmo?
Quando você toma um suco natural de maracujá, você pensa nos efeitos que a bebida pode causar no seu organismo? Por exemplo, será que o suco de maracujá dá sono mesmo? Quem nunca ouviu falar ou leu em algum lugar isso?
De acordo com o que informou o Organic Facts, o maracujá conta com a presença de alcaloides do tipo harmana em sua composição. Esses compostos possuem ação sedativa e já foram associados à diminuição de problemas como insônia, inquietude e ansiedade nervosa.

Todos esses problemas podem prejudicar o sono e impedir que a pessoa tenha uma boa noite de descanso. Por conta disso, existe a indicação de consumir um pouco de maracujá antes de dormir para quem sofre com esses tipos de problema.

Entretanto, isso não é suficiente para afirmar que o suco de maracujá dá sono, pois as substâncias tranquilizantes do alimento são encontradas em grande quantidade nas folhas e nos galhos da árvore do maracujá.

Tanto que existem medicamentos naturais para acalmar que são produzidos à base das folhas e dos galhos do maracujá.

No entanto, a polpa que é utilizada na preparação da bebida carrega quantidades pequenas desses componentes. Portanto, não podemos garantir que o suco de maracujá dá sono, ainda que ele possa trazer uma sensação relaxante a quem o consome.

São as folhas do maracujá que são utilizadas para gerar uma ação sedativa, sendo que a propriedade é comprovada cientificamente.

Além disso, a planta do maracujá não induz ao sono em si ou causa sonolência – o que acontece é que ela diminui a ansiedade. Para obter um efeito calmante, recomenda-se preparar um chá com folhas de maracujá de boa procedência.

Benefícios do maracujá

Agora chegou a hora de conhecermos outros benefícios, além do efeito calmante, que já foram atribuídos à fruta. Confira na lista a seguir:

– Fonte de nutrientes

Vale a pena incluir o maracujá na alimentação graças ao fato dele ser fonte de diversos nutrientes importantes para o funcionamento do organismo. A lista inclui: fibras, proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, zinco, ferro, potássio, vitamina A, vitamina B2, vitamina B6 e vitamina C.

– Possui ação antioxidante

O alimento é fonte de antioxidantes que, por sua vez, protegem o organismo contra a ação dos chamados radicais livres, que podem danificar as células quando encontrados em grande número e são conhecidos por causarem doenças como o câncer, além de promoverem o envelhecimento precoce.

O maracujá fornece boas doses de substâncias antioxidantes como vitamina C, polifenóis e betacaroteno.

Enquanto a vitamina C é importante para a saúde do sistema imunológico e para ter um envelhecimento saudável, o betacaroteno é convertido em vitamina A no organismo, um nutriente fundamental para a preservação da visão.

Já os polifenóis, além de seus efeitos antioxidantes, também carregam uma ação anti-inflamatória, ajudando assim a proteger o organismo contra inflamações crônicas.

– Saúde digestiva 

Graças ao fato de também servir como fonte de fibras, o maracujá beneficia a saúde do sistema digestivo. Isso porque o nutriente facilita uma digestão saudável no organismo e favorece a regulação dos movimentos intestinais.

As fibras solúveis são encontradas tanto na polpa quanto na casca do alimento e ainda ajudam a combater a constipação, também conhecida como prisão de ventre.

– Saúde do coração 

Quando um indivíduo consome uma porção de maracujá, ele fornece ao seu organismo uma quantidade equivalente a ¼ de sua necessidade diária de potássio. Uma das funções do mineral é relaxar a tensão dos vasos sanguíneos e promover o aumento do fluxo sanguíneo.

O resultado disso é a diminuição da pressão e uma melhoria da saúde cardiovascular, de maneira geral.

– Melhoria da circulação do sangue 

O alimento também oferece o ferro e o cobre, dois nutrientes que são componentes fundamentais na produção dos glóbulos vermelhos.

O aumento da contagem dos glóbulos vermelhos, acompanhado da dilatação dos vasos sanguíneos, que é ação do potássio, permite que o sangue saudável e oxigenado possa fluir livremente para as áreas do corpo em que é necessário. 

Receita de suco de maracujá

Ingredientes: 

  • 1/3 de xícara de chá de maracujá em polpa;
  • 200 ml de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador; Bater bem e servir com gelo, se assim desejar.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: (Mundo Boa Forma)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail