A dois dias do fim da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançaram uma recomendação aos municípios que não alcançaram a meta da cobertura vacinal que realizem um novo Dia D de vacinação neste sábado (1º).

Mesmo depois da última mobilização, no dia 18 de agosto, a cobertura vacinal no Estado não alcançou níveis satisfatórios. Segundo informações da secretaria, 73,68% do público-alvo da vacina da polio está vacinado, enquanto 73% está imunizado contra o sarampo. A meta da campanha é que sejam imunizadas 95% das crianças entre 1 e 4 anos.

 

Em Belo Horizonte, a cobertura alcança 61,25%, segundo dados do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal da Saúde da capital (SMSA) informou que a previsão é de que os centros de saúde da cidade abram no sábado para a vacinação, mas o planejamento com mais detalhes ainda está sendo preparado.

A SES-MG ainda ressalta que o novo Dia D trata-se apenas de uma recomendação, ficando a cargo das administrações municipais realizarem o dia extra de vacinação.

Casos investigados

O último boletim divulgado pela SES-MG, no dia 22 de agosto, informava que, em todo o Estado, eram investigados 42 casos suspeitos de sarampo. Na capital, números divulgados nesta quarta-feira (29) dão conta de que 25 suspeitas foram notificadas e permanecem em investigação. Ao todo, desde janeiro, foram 30 notificações e cinco casos descartados.

A campanha de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite começou no dia 6 de agosto e tem fim previsto para a próxima sexta-feira (31). A ação vem sendo realizada em todo o país e o novo Dia D foi uma recomendação a todos os estados da Federação. A cobertura vacinal em todo o Brasil é de 70% do público-alvo imunizado.

 

 

 

Fonte: (Hoje em Dia)