INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VOCÊ VIU?

Despacito: enfermeiras e grávidas desmistificam parto humanizado com paródia de sucesso latino e viralizam

Ana Luísa Vieira, do R7

 
Vídeo fala sobre a importância de evitar a pressa durante o parto normal
Vídeo fala sobre a importância de evitar a pressa durante o parto normalReprodução/Facebook

Enfermeiras do setor de obstetrícia do Hospital Conceição, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, viralizaram nas redes sociais ao divulgar um vídeo-paródia do sucesso internacional Despacito. No clipe de quatro minutos que já foi assistido por mais de 2 milhões de pessoas desde a última segunda-feira (17), profissionais e gestantes se unem para conscientizar as futuras mamães sobre a importância de evitar a pressa durante o parto normal — ou fazer tudo despacito[devagarinho, em espanhol], como diz a música. 

Em entrevista ao R7, a enfermeira Rafaela Domingues, uma das responsáveis pela iniciativa, afirma que teve a ideia de lançar a paródia após assistir ao vídeo de uma grávida dançando Despacito na internet.

— A música já estava no auge e, vendo a gestante dançar, pensei em elaborar uma coreografia para as pacientes do hospital. Apresentei a proposta para a administração e, em um intervalo de cinco dias, escrevemos a letra, bolamos a dança, convidamos as gestantes — que toparam participar assim que souberam a causa do projeto — e filmamos o clipe.

A intenção, de acordo com Rafaela, era informar o maior número de pessoas a respeito do processo de dar à luz, além de abordar métodos que podem ajudar as mulheres nesta hora.

— Nós notamos que, quanto mais a paciente é informada, mais segura ela chega para a hora do parto. Quando a gestante sabe que vai ter nosso apoio e nossa ajuda neste momento, quando ela sabe a importância de ter calma, todas as técnicas que vão ajudá-la e que ainda ela pode mudar para a cesárea caso seja necessário, ela vem para o hospital muito mais empoderada. Informar sobre tudo isso é também dar autonomia à mulher.

Parto humanizado na rede pública

No Hospital Conceição, onde 100% dos atendimentos são feitos pelo SUS [Sistema Único de Saúde], as gestantes em processo de parto têm à disposição alternativas como banho terapêutico, aromaterapia, cromoterapia e massagem: “O ideal é proporcionar às mulheres um ambiente não só seguro, como acolhedor. Queremos simular o espaço que elas teriam em casa, favorável ao nascimento de um bebê”, afirma Jéssica Peralta, enfermeira que também participa do projeto e ajudou a escrever a letra da música.

 

A enfermeira aponta que o Hospital Conceição realiza cerca de 400 partos por mês, sendo 60% deles normais e 40% cesarianas.

— 25% de todos os partos são realizados por nós, enfermeiros. São os procedimentos de risco habitual. Os de alto risco envolvem também médicos. Em todos os casos, disponibilizamos um acompanhante que fica continuamente com a gestante.

Repercussão positiva

A repercussão do vídeo foi tanta que até o Ministério da Saúde manifestou seu apoio à iniciativa: “Parabéns pela iniciativa de incentivo ao parto normal, Grupo Hospitalar Conceição! Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), dar à luz a um bebê é um ato natural. Se tudo estiver bem com mãe e com a criança, o parto é um processo fisiológico que requer pouca intervenção médica”, afirmou o órgão, em comentário na página oficial do hospital.

As autoras da paródia não poderiam estar mais felizes. “Nós esperávamos que o trabalho ficasse bonito, porque foi feito com amor, mas ficamos bem surpresas e impressionadas com repercussão. Quem ganha são as gestantes”, conclui a enfermeira Rafaela.

Assista à paródia abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (R7)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail