INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VOCÊ SABIA?

Pesquisa indica que excesso de proteínas na dieta provoca envelhecimento precoce

As pessoas que seguem dietas de restrição ao carboidrato (chamadas de low carb) e maior ingestão de carnes, ovos e derivados do leite podem estar colocando em risco a própria longevidade. Um estudo feito por pesquisadores da UFMG e de uma instituição australiana concluiu que proteína em excesso pode acelerar envelhecimento do indivíduo.

A pesquisa foi feita durante cinco anos pela professora Viviane Alves, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. A pesquisadora analisou os efeitos do excesso proteico no organismo dos vermes Caenorhabditis elegans. Os resultados foram comparados aos estudos de células humanas, na Austrália, e de drosófilas, na Inglaterra, pelo Instituto de Pesquisas Médicas Sahmri.

Verificou-se que, nos três organismos, o excesso de proteínas provocou um envelhecimento precoce. Os resultados foram divulgados pela revista científica australiana Current Biology.

“Quando se come muita proteína, o metabolismo aumenta muito e o organismo tem uma maior chance de errar na forma de utilizar os aminoácidos da proteína. Isso induz a formação de defeitos nas células”, afirma a professora.

O consumo excessivo de proteína pode ocasionar Alzheimer, diabetes e cardiopatia. Mas isso não quer dizer que as pessoas tenham de deixar de ingerir proteínas. A recomendação da pesquisadora é que os alimentos ricos em proteínas (seja de origem animal ou vegetal) devem continuar presentes na alimentação, mas sem excesso.

Procure um nutricionista

O resultado dessa pesquisa é uma boa mostra da importância de se consultar com um nutricionista antes de começar uma dieta low carb. É este profissional quem vai indicar quais são as melhores opções na restrição ao carboidrato, de acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Kennedy, Natália Teixeira. 

"Quando o indivíduo substitui o carboidrato por proteínas de origem animal, especialmente aquelas associadas à gordura saturada, pode ter um efeito negativo. O nutricionista poderá indicar as escolhas mais saudáveis na escolha de proteínas, como os peixes. Ele também poderá indicar as proteínas de origem vegetal, como as leguminosas. Além do tradicional feijão, é muito saudável comer a lentilha, o grão de bico e a ervilha", explica Natália. 

Segundo ela, quem busca uma dieta low carb também deve sempre buscar as opções mais saudáveis de gordura, como o abacate e o azeite de oliva. "O nutricionista também vai indicar alimentos com antioxidantes, para evitar o envelhecimento precoce", completa.

Veja mais sobre o assunto nessa entrevista com a professora Viviane Alves:

 

 

 

Fonte: (Hoje em Dia)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail