Os resultados do exame de triagem neonatal, conhecido como teste do pezinho, poderão ser acessados por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) também em casa. Segundo a Faculdade de Medicina da UFMG, que executa o Programa de Triagem Neonatal no estado, o recurso irá agilizar o acompanhamento das famílias. 

As unidades básicas de saúde de Minas Gerais que fazem a coleta dos exames instruirão os usuários do SUS que querem utilizar o recurso a acessar os resultados on-line. As informações do exames de pré-natal para toxoplasmose também estarão disponíveis na internet. 

Conforme o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da UFMG (Nupad), os dados poderão ser acessados em até 48 horas após a chegada das amostras dos municípios mineiros aos laboratórios da Faculdade de Medicina da UFMG, em Belo Horizonte. 

Os exames estarão disponíveis para impressão no site do Nupad, mediante criação de usuário e senha. Caso haja alguma dúvida sobre os dados, o paciente deve procurar a unidade básica de saúde em que fez o teste.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Hoje em Dia)