INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
SAÚDE DA MULHER

Alimentação da mãe durante a amamentação: dicas e cuidados

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente pelo leite materno. Assim, nesse período (e no que se segue até o desmame), a lactante deve tomar alguns cuidados especiais com o próprio cardápio. A alimentação da mãe durante a amamentação deve ser equilibrada, tanto por conta dos processos que ocorrem no seu corpo, quanto por conta da interferência no leite que será destinado à criança.

“É bom lembrar que durante a lactação não há razão para iniciar uma dieta de emagrecimento, que pode comprometer a produção e a quantidade de leite e, consequentemente, prejudicar a nutrição do bebê. Para produzir uma boa quantidade, a mãe necessita de uma alimentação balanceada, com aproximadamente 2500 calorias por dia, e muitos copos de água ou qualquer outro líquido”, ressalta a consultora de amamentação Lavínia Springmann.

Fome além da conta?

Costuma sentir muita fome durante quando dá de mamar? Segundo Lavínia, o corpo trabalha 24 horas por dia para produzir o leite do bebê, por isso é natural essa sensação. Assim, o que pode ajudar e ainda oferecer maior energia “é a inserção de um lanche nutritivo (como uma vitamina de iogurte batido com frutas ou uma torrada com queijo) entre as mamadas”, finaliza.

Café, bebidas alcoólicas e cigarro

Duas preocupações nessa fase, que pode se estender por anos, envolvem a ingestão de álcool e de café. “A cafeína e álcool podem passar da corrente sanguínea para o leite, por isso o mais indicado é evitar excessos”, afirma Lavínia. De acordo com consultora, uma xícara de café por dia não fará mal ao bebê, mas, com relação às bebidas alcoólicas, o melhor é evitá-las.

Mas a polêmica fica por conta do cigarro: a nicotina passa para o leite e pode trazer prejuízos à criança. No entanto, em casos nos quais a mãe não consegue vencer o vício, o ideal é procurar a orientação de um especialista. Isso porque existe quem defenda como melhor alternativa a substituição do leite materno por opções industrializadas por conta dos riscos, ao mesmo tempo em que há a ideia de que a produção da mãe ainda é a mais benéfica para o bebê.

 

<h3 style="box-sizing: border-box; margin: 0px; padding: 0px 0px 1rem; font-weight: normal; font-family: " segoe="" ui="" semibold",="" "segoe="" wp="" wp",="" ui",="" arial,="" sans-serif;="" font-size:="" 2rem;="" line-height:="" 1.3;="" color:="" rgb(51,="" 51,="" 51);"=""> Alimentos x cólicas

 

A alimentação da mãe durante a amamentação pode causar cólicas nos pequenos? Na verdade, ainda não existe um consenso sobre essa relação. Algumas pesquisas elencaram pratos que podem possuir esse “efeito colateral”, mas nada comprovado cientificamente: brócolis, feijão, repolho, cebola, carne vermelha e leite de vaca estão entre os suspeitos.

Diante desse cenário, a mulher pode monitorar os resultados do consumo dos ingredientes e evitá-los se achar necessário – sempre com a orientação de um profissional.

Quer tirar suas dúvidas e conferir algumas dicas sobre alimentação saudávelgestação e o universo infantil? Fique ligado na SportLife Brasil!

Consultoria: Lavínia Springmann, Consultora da Amamentação da NUK, empresa de produtos infantis.

 

 

 

 

Fonte: (MSN)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail