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PASSEIO SAUDÁVEL

Caminhada

A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente, diminuindo a ansiedade e estresse, por exemplo.

Esta atividade pode ser feita em qualquer idade e em qualquer lugar, seja na academia, na praia ou rua e para que a caminhada seja saudável e queime calorias é importante:

  • Andar rápido, de forma a que a respiração acelere e não seja possível conversar facilmente;
  • Contrair os músculos da barriga de forma a manter uma postura correta;
  • Balançar os braços vigorosamente enquanto caminhada, pois melhora a circulação sanguínea.

 

 
 

 

Se for feita diariamente, a caminhada emagrece e ajuda a perder barriga, podendo queimar-se até 240 calorias por hora e 2,5 cm de barriga por mês. Além disso, quando feita num local tranquilo e com boa paisagem pode ser um ótimo tratamento para controlar o estresse.

Benefícios da caminhada

Os benefícios da caminhada diária são muito variados e podem incluir:

  • Redução do inchaço nas pernas e tornozelos;
  • Prevenção da obesidade e ajuda a perder peso. Saiba como a caminha ajuda a emagrecer em: Caminhada emagrece.
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Fortalecimento de todos os músculos do corpo;
  • Melhora da postura corporal;
  • Melhora da ansiedade e estresse;
  • Relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros;
  • Prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão;

Estes benefícios acontecem quando o indivíduo caminha pelo menos 2 horas e meia por semana e possui outros hábitos saudáveis, como comer alimentos frescos e pouco calóricos. Para saber mais sobre os benefícios da caminha consulte: Benefícios da caminhada.

Caminhada em jejum

A caminhada em jejum não é beneficia para a saúde, pois pode levar a tonturas, enjoos e desmaios, já que o individuo pode não ter açúcar no sangue suficiente para caminhar.

Assim, o ideal é a ingestão de uma refeição ligeira, com carboidratos e fruta, como pão de cereais e suco de fruta, por exemplo, antes do exercício, evitando refeições muito volumosas para não se sentir desconfortável.

Cuidados na caminhada

Os cuidados na caminhada incluem:

  • Utilizar calçado confortável e roupas leves;
  • Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada;
  • Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné;
  • Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e as 14h e ruas muito movimentadas;
  • Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras. Saiba quais os exercícios que deve fazer em: Exercícios de alongamento para caminhada.

Estes cuidados na caminhada ajudam a prevenir problemas de saúde, como lesões, desidratação, insolação ou queimaduras solares.

 

 

 

 

Por: Dra. Ana Luiza Lima (Cardiologista)

Fonte: (Tua Saúde)


 

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