INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ONCOLOGIA

Ações em presídios do país marcam “Outubro Rosa”

Com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama, desde a década de 1990, nasceu o movimento conhecido como “Outubro Rosa”, celebrado anualmente por meio de campanhas e compartilhamentos de informações sobre a doença.

Instituto Nacional de Câncer (Inca)participa do movimento desde 2010, promovendo eventos técnicos, debates, entre outras ações sobre o assunto.

Nesse ano de 2018, a campanha da instituição tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce da doença.

O grupo Universal nos Presídios (UNP), que atua dentro e fora das penitenciárias em todo o país e em diversas partes do mundo – realizando ações diariamente -, não ficou de fora dessa importante campanha.

Desde o início do mês de outubro tem promovido inúmeras palestras de conscientização nos presídios femininos, e não apenas para as reclusas, mas também para aquelas mulheres que passam a maior parte do tempo dentro de uma unidade, cuidando e zelando da segurança no local.

UNP em ação

Exemplo disso aconteceu no estado do Rio de Janeiro. As voluntárias do UNP realizaram um evento especial na Cadeia Pública Feminina Joaquim Ferreira de Souza, localizada em Bangu, para as agentes penitenciárias.

Organizado com todo amor e carinho pelo grupo, além da palestra de conscientização da doença, foi oferecido um “Dia de Beleza” às funcionárias, com a prestação de serviços de cabeleireiro, manicure, massagem corporal e um delicioso e farto café da manhã.

Eventos como esse, que levam o amor ao próximo – princípio fundamental dos ensinamentos do Senhor Jesus -, também abrem portas para o trabalho evangelístico e social realizado pela UNP. Ao término, as voluntárias foram, de cela em cela, orar pelas detentas.

Palestras sobre prevenção

Em Sergipe, em um domingo à tarde, foi a vez das voluntárias do grupo UNP participarem de uma tarde diferente: elas assistiram a uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama com uma enfermeira da área.

Já em Cuiabá, capital do Mato Grosso, aconteceu uma semana inteira de eventos na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May.

As presas tiveram a oportunidade de assistir ao filme “Nada a Perder”, do Bispo Edir Macedo, bem como participar de jogos, aulas de zumba e, claro, assistir a palestras importantes, com profissionais das áreas jurídica e ginecológica.

Também foram realizadas outras atividades com as servidoras do local, como massagens corporais e exames de bioimpedância (análise completa para avaliação do peso corporal).

No estado do Ceará, o grupo UNP promoveu uma palestra com a enfermeira Aline Miranda para as internas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPFAMC). Dentre vários assuntos relacionados ao tema “prevenção”, a profissional destacou a importância do autoexame das mamas.

Houve também a participação de uma das voluntárias do grupo, Andréia Braga, que contou sua história de vida ao ser acometida pela doença e de que forma superou, por meio da fé, deixando claro – porém – que é imprescindível fazer os exames preventivos.

A coordenadora do UNP Feminino no estado, Fátima Souza, reforçou o que foi dito por Andréia, enfatizando que as internas devem praticar a fé, sem deixar de usar a inteligência, ou seja, realizando sempre o autoexame.

Na oportunidade, as 180 internas que participaram, receberam um laço rosa (símbolo da campanha), além de kits de higiene pessoal.

Arte nos presídios

No Rio Grande do Sul, sob o comando do pastor responsável pelo UNP no estado – e também artista plástico –, Venino Aragão, um evento todo especial aconteceu no espaço de reintegração social do Presídio Regional de Santa Maria. Trata-se da aula inaugural do programa “Arte nos Presídios”, promovido pelo grupo, o qual contemplou 10 internas do regime fechado.

As aulas, explica o Pastor Venino, terão duração de 14 horas. O evento também contou com a participação dos dirigentes da Unidade, além do diretor da Penitenciária Estadual de Santa Maria, Sergio Ilha Dalcol, e da assistente social, Rosaura Freitas.

Na ocasião, todas as alunas receberam uma camiseta personalizada pelo coordenador do curso e tiveram como iniciação uma demonstração de pintura em tela.

Ao final do evento, foi servido um delicioso bolo acompanhado de suco, e todos receberam exemplares do jornal Folha Universal.

Gostou das ações? Você pode ver outros eventos e reuniões que o UNP promove em todo o país, e em diversas partes do mundo, acessando o perfil oficial do grupo no Facebook. Clique aqui e se informe.

 

 

 

 

Com informações do grupo Universal nos Presídios (UNP)

Fonte: (Universal)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail