INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ONCOLOGIA

Pesquisa: idosos são maioria dos pacientes com câncer
o/InternetIdosos são maioria dos pacientes com câncerIdosos são maioria dos pacientes com câncer

Uma pequisa inédita realizada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) mostrou que os idosos correspondem à metade dos atendimentos na unidade. O estudo foi feito para marcar o Dia Mundial do Idoso, comemorado em 1.º de outubro. De acordo com os dados apurados, os homens com mais de 60 anos são maioria das pessoas em tratamento. Entre os tipos de tumores mais comuns estão os dos órgãos genitais, digestivos e aparelho respiratório.

Enquanto que os homens da melhor idade somam 61% das pessoas com a doença, as mulheres totalizam 39%. Além da proporção, a diferença se percebe no local onde os tumores se manifestam. Para eles, o câncer afeta com maior frequência a próstata, o pênis e o testículos. Já para elas, o câncer no estômago, esôfago e intestino lideram a lista, seguido de tumores na mama e órgãos genitais.

Das cirurgias realizadas na unidade, 54% correspondem a pacientes com mais de 60 anos. E uma parte disso se deve ao aumento da expectativa de vida da população. O oncologista e diretor-geral do Icesp, Paulo Hoff, explicou que a parcela da população brasileira que mais cresce é a de idosos e o câncer já ocupa o segundo lugar como causa de morte entre essa faixa etária.

 

Prevenção

Segundo Hoff, ainda há a crença de que a principal causa do câncer é o fator genético. Porém, ele destaca que apenas 10% dos tumores estão ligados a esse fator. “Por isso é fundamental que homens e mulheres, acima dos 50 anos façam, anualmente, check-up para detectar o câncer no início, como o exame físico da próstata (toque retal), a mamografia e o papanicolau, por exemplo”.

A orientação do profissional é que os pacientes mantenham uma dieta equilibrada, evitem o consumo excessivo de carnes vermelhas, bebidas alcoólicas e não fumem. Aliado a isso, também é recomendada a prática de exercícios físicos por pelo menos 30 minutos diários.

 

 

 

 

Fonte: (Capital Teresina)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail