INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
MEU BEBÊ

Com que idade meu filho pode ter acesso ao ambiente digital?

Até há bem pouco tempo, os especialistas da Academia Americana de Pediatria (AAP) recomendavam que as apenas crianças maiores de 2 anos poderiam assistir televisão, usar o computador e demais mídias similares. No entanto, estamos em tempos de alto acesso, conectividade e informação, e é quase impossível mantê-los de fora desta revolução. Por isso, a AAP recentemente mudou as recomendações, não determinando mais idade ou tempo limite para as crianças ficarem conectadas.

Com que idade meu filho pode ter acesso ao ambiente digital?

Apesar disso, a mídia ainda não é um ambiente seguro para os pequenos. Mesmo tendo abolido os limites de tempo e idade, a AAP decidiu mudar suas políticas trazendo novas recomendações aos pais. Confira no artigo sobre as principais recomendações da AAP para o uso das novas mídias por crianças:

1. Televisão, computador e demais ambientes digitais são uma extensão da realidade

shutterstock_45939955

O ambiente digital é apenas mais um ambiente. Ou seja, as crianças fazem as mesmas coisas que sempre fizeram, só que agora também em ambiente digital, que podem ter efeitos positivos e negativos como qualquer outro ambiente.

2. A responsabilidade dos pais em ambiente digital é a mesma

23365194_l

Os pais devem interagir com o uso do computador e da televisão da mesma maneira que interagem no mundo real, ou seja, é preciso estabelecer limites. Saiba o que os seus filhos estão fazendo e conheça as pessoas com quem eles interagem. Fique de olho no que ele está assistindo e oriente sempre.

3. Os pais devem dar o exemplo

shutterstock_353341817

Além de limitar o uso do computador e da televisão de seus filhos, você deve limitar o seu. Além disso, em ambiente digital, seja um exemplo de etiqueta para os seus filhos.

4. Nós aprendemos melhor com interação

criança negra com tablet

Uma pesquisa mostrou que crianças muito pequenas aprendem melhor por meio de uma comunicação de duas vias. Por exemplo, as crianças pequenas aprendem a falar interagindo com a mãe e com o pai. Já o aprendizado delas, quando elas assistem passivas a um vídeo por exemplo, não ajuda nesse processo. No entanto, o computador e o tablete oferecem recursos interativos que ajudam muito o desenvolvimento da linguagem e outras capacidades nas crianças pequenas. Portanto, sempre estimule o seu filho a usar recursos interativos e educativos. Existem milhares de aplicativos, sites e plataformas  desenvolvidos especialmente para essas atividades.

5. Cuide do conteúdo a que seu filho é exposto

shutterstock_332150144

A qualidade do conteúdo a que o seu filho é exposto é mais importante do que a plataforma usada (televisão, computador, tablete, etc) ou o tempo gasto com ela. Então, você deve priorizar maiscomo o seu filho gasta seu tempo do que a quantidade de tempo que ele gasta com a mídia.

6. Participe da vida digital do seu filho

A importância da leitura em inglês para crianças

A família deve participar do uso da mídia junto com as crianças. Atividades como jogar games  e ler ebooks com seus filhos ira influenciá-los positivamente na maneira como eles irão interagir com a tecnologia futuramente.

7. Estabeleça limites

shutterstock_363513494

Assim como qualquer atividade, você deve estabelecer limites. Todas as crianças querem e precisam que seus pais lhe estabeleçam limites. Quantas horas por dia, quantos dias por semana e em quais situações devem ser regras estabelecidas desde cedo e em conjunto.

8. Atenção aos erros das crianças

shutterstock_267543893

Assim como no mundo real, as crianças também cometem erros no ambiente digital. E todo erro é uma forma de aprendizagem para elas. Fique atento à comportamentos que devem ser corrigidos e modelados, assim como reforce positivamente os que achar adequados.

Não há como fugir: a tecnologia já faz parte de nossas vidas. O que podemos fazer é torná-la nossa aliada para estimular o aprendizado de nossas crianças. E os cuidados dos pais com os pequenos nesses novos ambientes virtuais deve ser tão dedicado quanto os outros. Ainda permanece o constante acompanhamento, orientação e estímulo ao uso dos programas e sites mais adequados para fomentar o aprendizado.

 

 

 

Fonte: (Elefante Letrado)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail