Com o tempo seco, é comum o aparecimento de doenças respiratórias, ainda mais em crianças e recém-nascidos. Uma preocupação é a bronquiolite, infecção nos pulmões frequentemente causada pelo vírus sincicial.

“A doença gera um inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos, minúsculas vias respiratórias no interior dos pulmões, ocasionando um estreitamento das vias respiratórias, o que torna a respiração mais difícil”, explica Claudia Fenile, pediatra do Hospital e Maternidade São Cristóvão, em São Paulo.

Os primeiros sintomas da bronquiolite são coriza, tosse e não necessariamente febre. A criança com a doença também pode apresentar respiração rápida e superficial, retrações no diafragma e no pescoço, alargamento de narinas, aumento de irritabilidade, cansaço, perda de sono e de apetite.

“Apesar de os sintomas serem parecidos com o de um resfriado, os vírus causadores são diferentes, além de o resfriado ser uma infecção das vias respiratórias superiores”, esclarece a médica. Como a bronquiolite é uma doença contagiosa, a especialista alerta que a forma mais eficaz de reduzir a transmissão é lavando as mãos.

Outras dicas são evitar contato com pessoas infectadas, sobretudo se tiver criança com menos de três meses de idade, e higienizar os brinquedos que são partilhados e levados à boca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte; (Hoje em Dia)