INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DOENÇAS

Você costuma ter terçol com frequência? Aqui está o que médicos recomendam para resolver o problema

O terçol é uma infecção nas chamadas glândulas meibomianas, que são responsáveis por produzir uma determinada substância sebácea.

Esta, por sua vez, tem um papel fundamental para a criação da camada oleosa na superfície do filme lacrimal, que ajuda a prevenir a evaporação rápida da camada normal de lágrima. No entanto, o que pouca gente sabe é que o terçol não surge simplesmente de uma hora para outra. Ele é causado pela presença de bactérias, como estafilococos ou estreptococos, ou pela obstrução dessas glândulas. Logo, quando um microrganismo invade essa região, nosso corpo responde enviando células de defesa para combatê-lo. E é justamente desta “briga” que a lesão dolorosa nas pálpebras aparece.

terçol-2

Considerando que as bactérias surgem por contaminação, o essencial é manter a região dos olhos bem limpa. Dermatologistas e oftalmologistas recomendam que regularmente façamos também a higienização dos cílios. Em um comentário para o blog Minha Pele é Melhor que a Sua , a oftalmologista Dr.ª Roseane Pavan, do Rio de Janeiro, afirmou recomendar a seus pacientes o uso de shampoo infantil (Shampoo Neutro Johnson’s Baby) para a higienização dos olhos e evitar terçol.

 

Segundo ela, o uso “é bastante aceito e incentivado por dermatologistas para os pacientes portadores de blefarite seborreica e/ou estafilocócica, além de outras medidas se e quando necessárias, por três motivos: custo, praticidade e bons resultados”. “O uso do shampoo tem se mostrado uma excelente opção, e eu costumo prescrevê-lo em uma determinada na maioria dos casos.

Claro, devemos levar em conta vários aspectos da história clínica e social dos pacientes e orientá-los muito bem, mas reitero que o uso largamente difundido do shampoo para limpeza diária dos cílios (não para retirar a maquiagem!!) é muito bem aceito pela comunidade oftalmológica”, escreveu.

 

Basta utilizar algumas gotas do produto para fazer uma pequena porção de espuma na ponta dos dedos. Em seguida, e com os olhos fechados, massagear suavemente as pálpebras por cerca de 30 segundos. O objetivo é higienizar a base dos cílios sem irritar os olhos. Feito isso, lave os olhos para retirar todo o produto. Você verá que as crises recorrentes de terçol serão reduzidas.

 

 

 

 

 

Fonte: (Jornal Ciência)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail