INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DOENÇAS

Antes de um Derrame o corpo vai avisar com esses 6 sinais. É importante que você os conheça

Segundo uma pesquisa nos Estados Unidos, cerca de 800.000 pessoas terão um derrame (acidente vascular cerebral – AVC).

Isso nos dá outro dado, a cada 4 minutos uma pessoa morre de derrame, porém em 80% dos casos, eles podem ser prevenidos.

O AVC é uma das principais causas de deficiência nos adultos dos Estados Unidos, além da morte.

sintomas de derrame cerebral

Existem 3 tipos de derrames, e todos eles com os sintomas muito parecidos, mas com tratamentos diferentes.

Quando acontece um derrame, o sangue para de ser transportado para o cérebro, sendo assim, as células cerebrais param de receber o oxigênio.

Reconhecer os sintomas de um derrame é essencial para agir com rapidez e levar o paciente até o médico. Pois quando o cérebro para de receber oxigênio, as células cerebrais sofrem sequelas muito graves, tanto físicas quanto mentais.

Quais são os sinais de derrame?

1. Músculos enfraquecidos

Um dos sinais, é quando a pessoa não consegue pegar nenhum objeto, ou ainda perde o equilíbrio ao ficar de pé.

Existe também a possibilidade da pessoa ficar paralisada de um lado do corpo. Peça a pessoa para sorrir, se um lado da boca pender para baixo, ou ao levantar os dois braços, um deles não se erguer normalmente, esses podem ser sinais de um derrame.

2. Problemas de visão

Ao sofrer um derrame o paciente pode ter a visão prejudicada. Existem alguns relatos de pessoas que perderam a visão em um ou nos dois olhos, portanto ao perceber que alguém está sofrendo um derrame, pergunte se ela está enxergando normalmente.

3. Perda de equilíbrio e coordenação

Ao perder as forças nos braços e pernas, é possível notar também que há dificuldades em se equilibrar, e também de ter coordenação motora.

É possível que a vítima não consiga pegar uma caneta ou andar. Fraqueza, tropeços repentinos e quedas também são bastante comum quando a pessoa está tendo um AVC.

4. Dificuldade na fala

Ao ter algumas áreas do cérebro afetadas, o paciente pode ter problemas para falar ou até mesmo para entender o que dizem.

Confusão pode ser um sintoma inicial de que a pessoa não está entendendo nada, e ao responder ela também terá dificuldade.

A primeira coisa a fazer é acalmar a pessoa, pois isso pode assustar e muito. Depois de acalmar a pessoa, ligue para a emergência.

5. Dores de cabeça muito forte

O derrame pode estar relacionado a uma dor de cabeça muito forte, descrita já como a pior. A dor pode até provocar náuseas devido ao aumento de pressão no cérebro.

6. Ataque isquêmico Transitório (AIT)

Mais conhecido como mini-derrame ou mini-AVC, ele dura apenas alguns minutos e não provoca danos duradouros.

Porém não deixa de ser uma emergência e também requer avaliação e tratamento médico, pois ele pode vir a aumentar o risco de um potencial derrame senão tratado.

Esses mini-derrames na maioria das vezes é como se fosse um alerta, mostrando que um AVC pode vir a acontecer pouco tempo depois.

Segundo alguns médicos, isso pode acontecer, devido a um bloqueio nas artérias assim como no derrame, só que temporário.

Prestando socorro

Decore a sigla RBFT, que significa: rosto, braço, fala e tempo. Quando esses sintomas que foram citados a cima acontece é preciso ligar para emergência o mais rápido possível.

Em casos de derrame cada minuto conta, para amenizar os possíveis sintomas que a vítima pode vir a ter.

Testes

Ao suspeitar que alguém esteja tendo um AVC, ainda dentro da sigla:

  • Rosto: peça para a pessoa sorrir, se um dos lados do seu rosto cair, pode ser um sinal.
  • Braço: peça que levante os dois braços ao mesmo tempo. Se conseguir, ok. Se um dos braços cair ou pender para baixo, alerta vermelho.
  • Fala: se a fala estiver enrolada, ou a pessoa não conseguir falar e estiver confusa sobre o que você está falando, é mau sinal.
  • Tempo: ao notar esses sinais, ligue para a emergência. Corra contra o tempo.

Ao sofrer um derrame isquêmico, o paciente deve ser tratado já nas primeiras horas após os sintomas, assim suas chances são maiores de não sofrer sequelas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Site de Beleza e Moda)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail