INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
CURIOSIDADES

Veterinária lista cuidados com os pets durante as chuvas

Muitas cidades brasileiras têm sofrido com as chuvas neste verão. Na madrugada desta segunda-feira (10), uma tempestade em São Paulo provocou enchentes e até desabamentos . Durante essa época de tempestades, os cuidados com o animais de estimação devem ser redobrados, mesmo com aqueles cães e gatos que não demonstram ter medo de trovões e água. 

Thaís Matos, veterinária da Dog Hero, explica que o principal fator de risco das chuvas para os animais  é a exposição a microorganismos e bactérias. "Nesse período existem algumas doenças que ocorrem com maior incidência, como problemas de pele e leptospirose. Ao serem expostos a chuva, os cães podem contrair bactérias, microorganismos e parasitas, e assim vir a desenvolver sintomas dessas enfermidades."

cachorro olhando a chuva pela janela
 
reprodução shutterstock
Os animais também precisam de cuidados nos dias de chuva

Por isso, evitar que o animal entre em contato com água parada e tome chuva, além de manter seus pelos secos e as medidas profiláticas (vermifugação, vacinas, etc) em dia é de extrema importância para a manutenção da saúde dele. Confira abaixo algumas dicas para manter o pet seguro. 

Cuidado com a leptospirose

O período de chuvas pode trazer estragos às cidades e alguns bairros sofrem de enchentes e inundações. Em situações extremas como essas, o cão não deve ter contato com a água, que pode estar contaminada e transmitir a doença. Além disso, para reforçar a proteção do cachorro, o tutor precisa vaciná-lo periodicamente a cada seis meses. Apesar de não serem 100% eficazes, as vacinas V8 e V10 já previnem a leptospirose.

Não deixe o animal matar a sede na água parada

Para muitos animais, água é água e não é incomum que eles queiram matar a sede nas poças d'água - principalmente aqueles que vivem em quintais ou passeiam muito na rua. O problema é que ingerir água empoçada expõe os pets a diversos riscos: ele pode contrair bactérias, parasitas e até sofrer de intoxicação se houver resquícios de pesticida ou gasolina na água. 

Proteja o cachorro durante os passeios

cachorro de capa de chuva
reprodução shutterstock
Proteger o cachorro nos passeios na chuva é importante

Muitos gatos são livres para andar nas ruas, o ideal é prende-los dentro de casa nos dias de chuva.  Já os cães que possuem uma rotina de passeios praticamente indispensável, a dica é investir em algum tipo de proteção, por exemplo um guarda-chuva específico para pets. Na cidade de  São Paulo também há opções de passeios em locais cobertos que oferecem até um espaço de diversão para os cachorros. 

Mesmo que o cão tenha ido passear na rua com uma capa ou guarda-chuva,  as patas continuam expostas. Para evitar frieiras e outras doenças, Thaís recomenda que o tutor higienize as patas do animal assim que voltar para casa e, caso eles se molhem completamente, seque-os.

Atenção na quantidade de banhos e secagem dos pelos

Tomar chuva não é sinônimo de necessidade de banho. O dono pode apenas higienizar o pelo usando um shampoo a seco e secar bem. Banhos em excesso somados a uma secagem inadequada são uma combinação arriscada. “A ideia de deixar o cachorro se secar naturalmente é complicada, principalmente para animais de pelo grossos. Há o risco deles desenvolverem alergias e até mesmo em gripes”, pontua a veterinária. Como a secagem é uma etapa fundamental, o uso de toalhas e secadores de cabelo é interessante. 

Fique de olho na pele do animal 

Em um período intenso de chuvas, a umidade do ar aumenta, o que deixa a pele do cão mais sensível e facilita o aparecimento de dermatites. “Estratégias como manter o pelo aparado, bem penteado e seco impedem o desenvolvimento dessas doenças”, indica Thaís. Além disso, a profissional pontua que algumas raças são mais propensas a desenvolverem a inflamação por razões anatômicas tais como dobras na pele e tipo de pelo.

 

 

 

Fonte: (Canal do Pet)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail