INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
CURIOSIDADES

5 práticas que você deve adotar para não errar quando for correr na esteira

Principalmente para quem sabe os segredos de correr na esteira, essa modalidade de exercício pode ser bastante prazerosa e efetiva. Mas, se saber o certo é bom, compreender o que está fazendo de errado pode ser mais benéfico ainda.

Seja na hora de planejar o treino, ou quando já estiver prestes a  correr na esteira , existem algumas coisas que você se atentar para evitar problemas na sua saúde física e até mesmo o desgaste emocional.

Esses cuidados são válidos especialmente se você nunca tiver tentado algo diferente na esteira ou na caminhada, mas valem para praticantes de todos os níveis desse treino cardio . E, segundo Tais Teixeira, professora da rede de academias Bio Ritmo, estas são algumas das principais precauções que devem ser tomadas.

1. Não fuja do planejamento quando for correr na esteira

Mulher e personal trainer planejando o treino na esteira
shutterstock
O planejamento do treino cardio deve ser seguido à risca, para evitar desencontros e desgastes nocivos ao corpo

É o plano de treino que irá determinar qual treino de esteira você terá e em quais dias. Pode parecer superficial, mas isso serve para intercalar as sessões e evitar lesões que podem ocorrer se, por exemplo, você fizer treinos de alta intensidade consecutivamente. 

Segundo Tais, num bom planejamento não podem faltar alternâncias de velocidade, inclinação e distância percorrida. E nem pense em ir todos os dias correr: as folgas também são  essenciais para um planejamento de qualidade.

2. Cuidado com a inclinação da esteira

Pessoa usando o botão de ajuste da inclinação da esteira
shutterstock
Quando maior a inclinação da esteira no treino cardio, menor deve ser a velocidade, para evitar tombos e lesões

Se você vai alterar a inclinação do aparelho, é essencial mexer na velocidade dele. "Quanto mais inclinado, menor a velocidade com a qual deve ser executada a corrida", observa Tais. Assim, você evita acidentes desastrosos, que podem inclusive te deixar fora da academia por um bom tempo. 

 

3. Fique de olho na pisada 

Close nos pés de uma mulher andando na esteira
shutterstock
A forma como você pisa enquanto corre ou caminha pode fazer a diferença entre um bom e um mau treino de esteira

Principalmente nos treinos de velocidade, sua pisada deve ser leve. Isso diminuirá o impacto do exercício sobre as suas articulações, em especial o joelho, preservando-as de contusões e desgastes desnecessários. 

Além disso, sua pisada também requer cuidado redobrado em treinos de esteira com inclinação. "Na subida, tendemos a levantar mais a ponta dos pés, e esse movimento repetitivo pode levar à canelite, a inflamação na parte da frente da canela", observa Tais sobre outros cuidados que devem ser tomados com a pisada. 

4. Fortaleça sua musculatura 

Mulher fazendo abdmonial com medicine ball
shutterstock
É essencial fortalecer a musculatura antes de correr na esteira, em especial a região das costas e abdômen

O treino cardio deve ser acompanhado de outros exercícios que fortaleçam seu corpo, em especial o core (a região do abdômen e da lombar) e os membros inferiores.

 

5. Relaxe seu corpo antes e depois de correr na esteira

Mulher recebendo massagem nas costas
shutterstock
Cuidar do corpo e mantê-lo relaxado, seja com massagens ou alongamentos, também é essencial para correr na esteira

A musculatura não precisa apenas de esforço e fortalecimento, mas também de relaxamento. Alongamentos e massagens como a miofascial e a relaxante são cuidados que ajudarão a melhorar o seu bem-estar, e farão toda a diferença da próxima vez que você for correr na esteira.

 

 

Fonte: (Delas)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail