INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
CURIOSIDADES

Mel cura tosse? Ferida coçando está sarando? Veja se a vovó tinha razão
Muitas dicas da vovó funcionam

Muitas dicas da vovó funcionam

Pexels

Conselho de avó é coisa séria. As pessoas não costumam questionar e não só seguem, como passam pra frente as dicas, como verdades verdadeiras. Não é à toa que ensinamentos e hábitos antigos estão sendo resgatados.



"A tendência da sociedade em períodos como o nosso é resgatar velhas tradições e modismos, como técnicas de medicina alternativa, o retorno dos trabalhos manuais, ritos e rituais intimistas e familiares, práticas de consumo mais ‘caseiras’", avalia Brunno Almeida Maia, pesquisador em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo. 

"Com a sociedade da tecnologia e da informação percebemos dois caminhos. Por um lado, a juventude que se volta, e se perde, no emaranhado das novas tecnologias, na sofreguidão do tempo veloz, e no distanciamento dos laços de proximidade. Por outro lado, há uma tendência - principalmente nos jovens desencantados da geração Y - em restabelecer um modo de vida ‘mais artesanal’, no sentido de uma aproximação do afetivo, daquilo que possui memória, história, e que recusa toda a demanda do mundo moderno", explica Maia. 

Da alimentação a cuidados com a saúde, muito do que as vovós diziam faz todo sentido. Como elas, há gente, por exemplo, substituindo o óleo pela banha de porco na hora de cozinhar. 

"Embora algumas pessoas condenem o uso da gordura de porco por ter sido muitas vezes associada a doenças cardiovasculares, ela é realmente uma opção melhor quando comparada aos óleos vegetais. Por ser de origem animal ela contém alguns nutrientes como vitaminas do complexo B. Além disso, ela possui facilidade em atingir altas temperaturas, evitando o risco de oxidação que é o que acontece com os óleos vegetais e isso traz um prejuízo muito maior a saúde", esclarece Michelle Mendes nutricionista funcional e oncológica da Aliança Instituto de Oncologia.

As pessoas estão resgatando alimentos in natura

As pessoas estão resgatando alimentos in natura

Pixabay

A partir da década de 80, explica Michelle, houve um distanciamento de uma alimentação baseada em vegetais, frutas, carnes, castanhas e a substituição por produtos com alto teor de sódio, gordura, corantes e conservantes.

"Muitas pessoas estão resgatando o hábito de alimentos mais saudáveis e aí que entra a relação com hábito alimentar antigo, A base alimentar dos nossos avós era rica em alimentos naturais, plantados e colhidos muitas vezes por eles mesmos. Então a alimentação tinha baixo teor de agrotóxicos, baixas quantidades de corantes e conservante, menor consumo de sal e açúcar", explica a nutricionista.

Conselhos corretos

As vovós tinha razão em muitos cuidados com a saúde. Evitar vento encanado ao sair do banho quente, por exemplo, é um deles. Segundo o pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Elie Fiss endossa, o golpe de ar frio é realmente  prejudicial para as vias áreas. "Sair de um ambiente quente e entrar em contato com um ar mais frio não chega a causar uma pneumonia, mas pode afetar a saúde de quem tem mais sensibilidade", esclarece. 

 

O famoso bordão "leve um casaco" também faz todo sentido. De acordo com o médico, mudanças bruscas de temperatura, como as do outono, com variações que chegam a 10, 12 graus em um só dia, podem afetar o funcionamento das vias áreas. 

E aquele medo de a cara entortar se pegar friagem? Acredite: é raro, mas pode acontecer. "A mudança brusca de ambiente é capaz de produzir um certo processo inflamatório e causar paralisia facial frigore, uma paralisia facial temporária".

Dicas como colocar uma bacia d’agua no ambiente, em dias de baixa umidade relativa do ar, são dadas até pelos próprios médicos.

Já aquela conversa de que remédio amargo é o que funciona é lenda. "Era um jeito de convencer os filhos a tomar remédio. O sabor não interfere na eficácia do medicamento", explica o doutor Fiss.  

Quando uma ferida começa a coçar é sinal de que está cicatrizando? De acordo com o médico, está mais para verdade do que para mito. "O organismo é todo certinho, ao coçar a pessoa está tirando a crosta, que são células mortas, há uma granulação, e essa cicatrização de baixo para cima pode dar uma coceirinha". 

Remédios caseiros

Chás, banhos e dietas levas sempre foram recomendadas pelas avós para a cura de diferentes males. Mel e limão para tosse? Funciona! "O mel tem um efeito antibiótico e pode ser benéfico para aquela tosse alta, de garanta. O própolis também", explica o pneumologista. 

Caiu de cama com gripe? Lá vinha vovó com "repouso e canja de galinha". Para o dr. Elie Fiss "não faz mal pra ninguém. Dieta leve e repouso são ótimos aliados no tratamento de uma gripe leve".

 

 

Fonte: (R7)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail