INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
CURIOSIDADES

Pesquisa indica que uso de celular durante as refeições aumenta ingestão de caloria

Pesquisa feita na Universidade Federal de Lavras (Ufla), no Sul de Minas, mostra que o hábito de ler e usar o celular durante as refeições pode aumentar em até 20% o consumo de calorias. O estudo, feito durante um ano e meio, contou com a participação de 64 voluntários, com de 18 a 40 anos.

O percentual excedido equivale a aproximadamente 100 calorias, ou dois filés de frango grelhados. Repetida várias vezes, a prática pode, inclusive, levar ao ganho de peso. “Mas é claro que também depende do estilo de vida e da quantidade de exercícios físicos que cada pessoa faz”, explica o professor Luciano José Pereira, do Departamento de Ciências da Saúde da Ufla, que coordenou a pesquisa. 

Para se chegar ao resultado foram avaliados o Índice de Massa Corporal (IMC), o padrão de mastigação e as preferências alimentares dos participantes. No laboratório, os voluntários receberam uma variedade de opções, como frutas, pães, biscoitos, chocolate e água. Primeiro, eles se alimentaram sem nenhuma distração. Depois, lendo um texto ou usando o celular.

Os resultados comprovam que pessoas comem mais quando estão distraídas porque não percebem as mensagens que o corpo envia para mostrar que o organismo está saciado, e continuam se alimentando apenas pela vontade de comer. 

20% a mais de consumo de calorias foi observado nas pessoas que usam o telefone ou leem durante as refeições

Sobrepeso

O estudo mostrou que durante a refeição as distrações foram maiores para quem tem sobrepeso. Com o uso de celular, a diferença entre aqueles com o IMC normal e maior que o desejado foi de 53 calorias, número ainda pior quando estão focados na leitura (83). Outro padrão observado foi o maior consumo de alimentos gordurosos pelas mulheres e de carboidratos pelos homens.

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, regional Minas, Adauto Versiani afirma que a atenção plena faz parte da terapia para emagrecimento e controle de peso. “É importante pensar nisso para todas as refeições, inclusive os pequenos lanches, que devem ser feitos sentados à mesa. Nossa indicação é não ver televisão nem usar smartphones ou ler, assim como deixar de ingerir líquido. Nesse último caso porque atrapalha a percepção pela papila gustativa”, explica.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Hoje em Dia)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail