INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
CURIOSIDADES

Especialista dá dicas de como manter o bronzeado e a pele saudável o ano todo

Depois das férias, do carnaval e com o fim do verão cada vez mais próximo, fica cada vez mais difícil manter o bronzeado. Ainda assim, há alguns cuidados que podem ajudar a recuperar a pele depois da exposição ao sol e prolongar a "cor da praia" conquistada, mesmo que, muitas vezes, a rotina atribulada não permita se bronzear com muita frequência. 

 

Alguns cuidados podem ajudar na renovação da pele pós-verão e, também, a manter o bronzeado durante o resto do ano
Pexels
Alguns cuidados podem ajudar na renovação da pele pós-verão e, também, a manter o bronzeado durante o resto do ano

Sem o contato com o sol , a pele acaba "perdendo" a cor, já que não há produção de melanina — proteína que garante a coloração da pele. Por isso, de acordo com Isabel Piatti, especialista em estética e cosmetologia e integrante do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica, o mais aconselhável para realçar o bronzeado e manter a pele bem hidratada é o uso de loções à base de coco verde integral.

“Elas atuam com propriedades anti-inflamatórias, remineralizantes, nutritivas, refrescantes e de hidratação. Cosméticos com ativos de hidratação e nutrição em sinergia são excelentes para aplicação pós-sol, dando ainda mais destaque ao bronze, ao passo que ajudam a torná-lo mais duradouro”, diz. 

Além desse tipo de produto, Isabel sugere também o uso de loções hidratantes com ativos como o extrato de aveia, de ação hidratante e amaciante; extrato de ginkgo biloba, que possui propriedade antioxidante; extrato de aloe vera, que protege e suaviza a pele; e óleo vegetal, que forma um filme protetor permitindo maior retenção de água. Ureia e óleo de semente de uva também são substãncias indicadas.

A profissional afirma que a hidratação é o que ajuda a garantir um aspecto mais saudável à pele, deixando-a mais macia e evitando que ela descasque. “Aplique uma boa camada de creme pelo menos duas vezes ao dia. Dessa forma, além de manter a cor, é possível recuperar a pele dos danos causados pelo sol, mantendo a integridade cutânea”.

Esfoliação

Outro cuidado essencial para manter a pele saudável e bronzeada é apostar na esfoliação, algo que deve ser feito em conjunto com a hidratação. O mais recomendado, segundo a especialista, é esfoliar a pele antes do banho de sol e usar a loção hidratante depois. 

Isabel explica que a esfoliação é um procedimento que promove uma renovação da pele de maneira controlada, acelerando um processo que já é natural ao organismo. "É um excelente recurso para remover as células mortas e impurezas, além de melhorar a permeação de ativos em todos os tipos de tratamentos cosméticos, o que traz resultados ainda melhores", diz. 

 

A profissional explica que a principal dúvida que as pessoas têm quanto a esfoliação é sobre quais produtos são apropriados para cada parte do corpo. Sobre isso, a especialista ela afirma que não há contraindicação para o procedimento. "Os objetivos são os mesmos, o que pode mudar é o recurso utilizado, que varia conforme o tipo e necessidade da pele em questão, bem como a definição da frequência mais apropriada para aquele cliente, por isso o ideal é que seja realizada sempre por um profissional de saúde estética. Quanto aos métodos, também é preciso uma avaliação profissional de qual se adapta melhor à pele daquele cliente”, afirma.

No corpo, por exemplo, pode ser realizada uma esfoliação com sais de banho e, nesse caso, com uma frequência menor do que a feita no rosto. Já para peles sensíveis, a atenção deve ser redobrada, pois elas necessitam de menos ou nenhuma esfoliação.

“O profissional também deve orientar o cliente a sempre utilizar proteção solar, pois, com a esfoliação, a pele acaba ficando mais suscetível a sofrer os efeitos da radiação. E, mesmo que pareça um processo simples, ele [o cliente] deve estar atento caso resolva fazer sozinho, pois, conforme realizado, poderá sensibilizar a pele e provocar efeitos indesejados”, afirma.

Outros ativos

Além dos ativos já indicados, existem outros que podem ajudar a manter a pele saudável e bronzeada após o verão. Entre eles, estão o extrato de coco, que possui propriedades hidratantes, emolientes, amaciantes, antienvelhecimento, além de ser bastante nutritivo e tônico. "Esse extrato também atua sobre a pele como uma capa protetora, ajudando a reter a umidade", diz Isabel. 

A manteiga de cupuaçu funciona como um emoliente que ajuda a promover a hidratação da pele, deixando-a macia e suave. "Esse ativo também diminui a perda de água por atuar no equilíbrio hídrico, facilitando a regeneração do tecido, hidratando e trazendo de volta sua elasticidade", explica. Outro tipo de manteiga que promove hidratação e nutrição da pele é a de karitê. 

A especialista afirma que o uso de cosméticos é essencial para proporcionar recuperação da pele, mas é necessário que eles sejam à base de óleos vegetais e livres de óleo mineral, conservantes alergênicos, como parabenos e propilenoglicol, além de xenobióticos — o que ela explica ser substâncias “estranhas” ao organismo e que representam malefícios à saúde por agirem como falsos hormônios.

Pele descascada e outros problemas

Para muitos brasileiros, já é costume ficar horas debaixo de sol para conseguir o bronzeado perfeito, mas também é comum que, durante o verão, essas pessoas deixem de hidratar a pele de forma adequada com os cosméticos que já utilizam normalmente. Somado à exposição excessiva aos raios UV, isso deixa o efeito de “pele descascada” no corpo, e podem inclusive provocar envelhecimento precoce.

 

Assim, se a descamação for somente daquela "sapecada", que ocorre devido à exposição excessiva ao sol, Isabel sugere que a maneira mais adequada de cuidar da pele é fazer uma esfoliação física com um cosmético que promova a gomagem corporal, também conhecido como "peeling", desde que a pele não esteja irritada ou sensível. Após o procedimento, foque na hidratação.  Agora, se o problema for manchas no bronzeado, seja causadas pelo sol ou por micoses, a especialista recomenda buscar um médico dermatologista capacitado e de sua confiança para que seja feito o diagnóstico correto e o tratamento adequado seja indicado. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Delas)

 

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail