INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
CURIOSIDADES

Por que é que nós temos soluço? Descubra a razão e saiba como pará-lo

Apesar de ser algo tão natural e comum, o soluço é algo bastante desconfortável. Mas você sabe o que leva alguém a ter uma crise de soluços?

O soluço nada mais é do que uma irritação no nervo frênico. Esse nervo se origina no pescoço e passa entre o pulmão e o coração para alcançar o diafragma.

O nervo frênico é muito importante para a respiração, pois é ele quem passa as informações motoras para o diafragma e recebe informações sensoriais do mesmo. O diafragma e o nervo frênico ficam muito próximos ao estômago. Devido a isso, qualquer alteração no órgão pode prejudicá-los.

Por que é que nós temos soluço? Descubra a razão e saiba como pará-lo

Foto: depositphotos

 

Quando o soluço pode acontecer

Algumas vezes, quando ingerimos bebidas ou comidas que costumam estufar o estômago, esse órgão pode inchar, acarretando na irritação do nervo frênico, que faz com que o diafragma se contraia.

Quando isso ocorre, acontece a inspiração do ar e, ao mesmo tempo, o fechamento da glote. Ou seja, o diafragma não percebe que a glote foi fechada repentinamente, cortando a passagem do ar da boca para os pulmões de maneira súbita. Então, esse processo faz com que as cordas vocais vibrem, provocando o som característico do soluço.

Em outros casos, o soluço pode ser algum problema estomacal ou no esôfago, como gastrite, esofagite, doença da vesícula, entre outros problemas. E em outras vezes, a inflamação do nervo frênico tem a causa desconhecida.

Como parar a irritação

Os mitos e histórias de como parar um soluço são vários: plantar bananeira, levar um susto, beber água, entre vários outros. Mas os especialistas alertam que a melhor maneira de parar o soluço é segurando o ar, cessando a respiração pelo nariz e pela boca por um tempo. Mas sua avó também estava certa e, segundo os profissionais, beber água virando de uma só vez também é uma forma de ajudar a parar de soluçar.

 

 

 

 

 

Fonte: (Estudo Prático)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail